segunda-feira, 7 de maio de 2018

Patrimoniices cascalenses 6


 
Ora então descubra lá:
Onde é que isto está?

Acertou quem apontou para a Bateria do Alto da Parede, embora a fotografia, propositadamente ‘cortada’, pudesse sugerir o «canhão de Alcabideche», que lográmos fosse preservado no arranjo urbanístico do Hospital de Cascais.
Tive oportunidade de dedicar a essa bateria uma dos capítulos (p. 190-197) do livro Dos Segredos de Cascais (2009):
            «Eram as peças de calibre 28 cm, encomendadas ao tempo de Fontes Pereira de Melo. Foram instaladas 6 (e a sua localização ainda hoje se identifica no chão). Agora dispõe de 3, estrategicamente colocadas. E isso é também uma singularidade da bateria da Parede, porque o normal é haver quatro peças e os estudos ingleses haviam sido feitos para 4 e não para 3 e a nossa gente soube adaptá-los muito bem.
Dispõe cada peça de elevador próprio para, do subsolo, até ela chegarem as munições adequadas. O sistema de comunicação era prático: uma campainha para chamar, um bocal à maneira antiga para falar… Tudo devidamente protegido e dissimulado».
Era para aguentar o disfarce vegetal e de tela que urgia, em caso de guerra, colocar sobre as três gigantescas peças (para que a aviação inimiga de nada viesse a suspeitar acerca da sua localização), que servia a forte argola em primeiro plano na imagem.
 
                     José d'Encarnação
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário