quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

20 anos da Orquestra

Ninguém apostaria, há 20 anos, que o projecto tivesse pernas para andar. Tantos semelhantes haviam nascido para se dissolverem depois, mesmo antes de largos meses andados. Este, não. O projecto OCCO – Orquestra de Câmara Cascais Oeiras, 20 anos passados, recomenda-se.
      Vários factores contribuíram para o êxito. Primeiro, a coragem e perseverança sem desfalecimentos do Maestro Nikolay Lalov; depois, a capacidade que teve de envolver duas câmaras municipais, convencendo os respectivos presidentes de que era aposta ganha; em terceiro lugar, porque o Maestro se soube rodear de colaboradores activos como ele, mais com o olhar na aurora do que na moribunda dolência do pôr-do-sol.
      Marcelo Rebelo de Sousa foi dos primeiros a acreditar. Aceitou ser presidente da Assembleia-geral da associação criada para suporte das actividades e, como teve ocasião de o dizer no concerto comemorativo do passado dia 30 de Novembro, não está nada arrependido e muito se congratula com o percurso feito. Contente também toda a equipa de Lalov, onde se inclui a esposa e a filha, Lilia Donkova, 1º violino, que desta vez nos brindou com um exímio solo.
      Começou a sessão com a projecção de um filme, sugestivamente intitulado «20 anos a crescer», em que se traçou uma panorâmica do que tem sido a actividade da OCCO. Nikolay Lalov falou dos projectos sempre a despontar, culminando – se assim podemos falar – com a abertura do Conservatório de Música de Cascais. É que a proposta não foi apenas a de manter uma orquestra residente que dá concertos de vez em quando, conforme o programado: há também a vertente pedagógica! Aliás, praticamente cada executante da OCCO é, simultaneamente, professor. Ou seja, estamos perante um alfobre!
      Nunca será de mais realçar, por exemplo, a importância que teve a criação da Orquestra Sinfónica, porque, além dos quatro concertos anuais (as quatro estações, teremos no dia 14 o de Inverno), outros há; e cada concerto constitui mais uma experiência única que engrandece os executantes, na medida em que o rigor sempre foi paradigma do trabalho do Maestro.
      E, por se falar em escola, recordar-se-á que, no concerto do dia 30, actuaram igualmente – na segunda parte, com o maior brilhantismo – o Coro de Câmara do Conservatório de Música e um coro misto em que se incorporaram alunos do Conservatório e do ensino articulado da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. Tive ocasião de trocar impressões com o director desta escola, sediada no Bairro Massapés (Tires), Prof. David Sousa, que manifestou o seu entusiasmo pelos singulares resultados que a introdução da Música, quer a nível coral quer de aprendizagem de instrumentos, logrou atingir, mormente no domínio educativo e de realização pessoal do aluno. Congratulamo-nos.
      Um encanto ouvir o programa, desta vez integrando textos mais conhecidos do que É habitual. E se a interpretação de Tiago Vicente, à guitarra, do adágio do concerto «Aranjuez» encheu de mui serena ternura o auditório, toda 1ª parte nos envolveu: de Beethoven, a abertura do bailado «As Criaturas de Prometeu»; de J. Massenet, a meditação da ópera «Thaïs»; de Bizet, dois andamentos da Suite Arlésienne nº 1. Com os coros, a 2ª parte foi vibrante, a começar na marcha militar de Schubert e a terminar no Hino da Alegria, de Beethoven.
      Concerto de antologia!

                                    José d’Encarnação

Publicado em Costa do Sol Jornal (Cascais), nº 309, 2019-12-11, p. 6.

1 comentário:

  1. Um projecto que envolve duas Câmaras Municipais e alcança tanto êxito há 20 anos, só vem provar que a cooperação é o caminho. Gostava de ter assistido, mas as palavras deste belíssimo texto conseguem pintar as cores deste Concerto e do anterior, inspirados no trabalho pedagógico dos elementos da Orquestra.
    Obrigada, José, um grande abraço

    ResponderEliminar