domingo, 18 de outubro de 2020

Às três pancadas

 Fora do meu ambiente e dos meus livros, cogitava eu no que poderia propor como tema minimamente interessante dentro dos meus limites, quando a senhora chegou. Pôs as moedas no distribuidor das bebidas e, perante inesperada falta de reacção, não esteve com meias-medidas: murro de lado, murro à frente, murro do lado esquerdo, e já se preparava para sacolejar o mecanismo, quando ele se decidiu entregar o manjar selecionado.

Lembrei-me que, na Instrução Primária, também umas pancadinhas acabavam por evitar calanzices. Crime de ofensa corporal, hoje! E não há pancadinha que se veja, a não ser essas nas máquinas renitentes e, até, por vezes, nos computadores - a lembrar-nos saudáveis gestos d’outrora!

As três pancadas sugeriram-me, porém, a frase corrente «às três pancadas», usada para significar algo que ficou desajeitadamente posto: o chapéu às três pancadas, a gravata às três pancadas, «Aquele, já sabes, faz tudo às três pancadas!»…

           Curiosa, portanto, esta acepção simbólica da expressão, enriquecida, aliás, com a enorme força mística e telúrica que encerra o número 3: toque dum lado, toque doutro e doutro... Já está!

Acho que este «A Retalho» pode ser, afinal, um bom exemplo de crónica... às três pancadas!...

                                                                       José d’Encarnação

     Publicado em VilAdentro (S. Brás de Alportel) nº 209 (Junho 2016).

2 comentários:

  1. Às três Pancadas numa mão e mais três na outra. Com uma régua . Não sei se eviraram calanzices. mas que provocaram muita rejeição figadal a tudo que que se parecesse com uma escola isso tenho a certeza. Sem nos conhecermos mas seu leitor fiel desde os tempos dos seus artigos no jornal da costa do sol. Cumprimenos.

    ResponderEliminar
  2. Aqui não é às três pancadas, está muito bem estruturado. E sendo um texto pequenino, melhor se lhe degusta o humor. Mas sendo as pancadinhas crime de ofensa corporal nas escolas, o soco e o pontapé estão muito na moda e são praticados impunemente. Um abraço.

    ResponderEliminar