domingo, 20 de junho de 2021

A esgalha da cortiça

            Desde pequeno que ouvia minha mãe falar «teu pai ia para a esgalha da cortiça». Não sei se antes de casar, se já depois. Da vida de meu pai antes de casar eu só fixei dois pormenores: ia de burro (ou burra, já não sei) comprar peixe a Olhão, para vender depois como arrieiro (dali ele perceber de peixe como poucos…); e prestou serviço militar nos Açores, com meu tio Blé – e veio daí o namoro com minha mãe. Da esgalha da cortiça nunca calhou falar-me ou, se falou, eu não fixei. Aliás, eu não perceberia muito bem o que aquilo era; mas ficava com a ideia de que podiam ser, simultaneamente, uma coisa boa e uma coisa ruim. Boa, porque era trabalho; má, porque minha mãe ficava sozinha e não lhe parecia que tudo se passasse pelos Alentejos com o cuidado devido.
            Mais tarde, aprendi; e, nos últimos tempos, vim a saber que fora uma das principais riquezas da minha terra, que havia fábricas a empregar o pessoal. Mais recentemente, não só S. Brás foi o primeiro concelho a pugnar pela reciclagem das rolhas, como empresas há aqui (perdoem-me se as não menciono) que dão cartas a nível nacional e internacional na apresentação dos mais singulares produtos confeccionados em cortiça – que é um louvar a Deus! Por isso, como professor da disciplina de História e Geografia de Portugal, nunca me esquecia de anunciar com orgulho «Portugal, o 1º produtor mundial de cortiça»!
            Bem andou, pois, o nosso amigo Correia Martins por, com a publicação do livro «A Cortiça, S. Brás de Alportel e o Algarve no século XIX», reavivar as lembranças dessa actividade em que os corticeiros são-brasenses muito se notabilizaram, não apenas aqui mas também por algumas das terras alentejanas, como Coruche. E há aí toda uma história que pouco a pouco se vai fazendo. E ainda bem!
O livro é uma edição de «Sul, Sol e Sal» (de Loulé),; teve revisão de Isabel Brito; data de Abril; para além do texto, apresenta sugestivas fotos; e, para gáudio dos menos familiarizados com estas terminologias locais, traz bem oportuno ‘vocabulário corticeiro’, onde, por sinal, não aparece a palavra «esgalha», certamente por ser de todos conhecida. Esse vocabulário, contudo, não é assim tão ‘leve’, como poderia parecer. Exemplifico: uma das entradas é «questão corticeira», onde, em breves traços, se sintetiza uma polémica que, pelo seu alcance e consequências, muito deu que falar no final do século XIX e primórdios do século XX.
 
            Conclusão: é livro para ler!

                                              José d’Encarnação

Publicado em Notícias de S. Braz, nº 295, 20-06-2021, p. 13.

 

1 comentário:

  1. Cá está mais um texto com o qual aprendi, sobretudo sobre o facto de a cortiça ser mais abundante em São Brás. Sempre convencida de que esgalhar era tirar galhos a um árvore, ainda me fica água na boca para saber mais. Por agora fico curiosa com esse título sobre a cortiça. Muito grata.

    ResponderEliminar