segunda-feira, 28 de junho de 2010

Monstro… e companhia


Solicitou-me Luís Ribeiro, jornalista da revista Visão, que lhe desse a minha opinião acerca de Estoril Sol Residence, para incluir no texto que viria a ser publicado no nº 901, de 10-06-2010, dessa revista, sob o título «Monstro e… companhia».
Do meu testemunho, transcreveu a seguinte passagem, inserida na p. 111, ao lado da de Marcelo Rebelo de Sousa, Vasco Graça Moura e Eugénio Sequeira:

«Tal como sempre achei desenquadrado da paisagem o Hotel Estoril- Sol, assim considero que esta obra é um excelente exercício arquitectónico para ser feito… na savana, para repouso no intervalo de um safari!... Diz-se que os espaços deixados entre os paralelepípedos e que vão ser preenchidos por árvores emprestarão leveza ao conjunto; mas, havendo ao lado um hotel, cujo arquitecto soube adaptar a traça ao declive do terreno, estranha-se que a mesma concepção arquitectónica não tenha sido seguida ali. O caso, porém, é que, assim, o Senhor Arquitecto não seria... original!
Esta discussão, aliás, de nada serve agora, porque a obra está feita. E vai ser nova atracção turística cascalense – infelizmente, pela imagem negativa que oferece. Sentimo-lo todos os dias, quando nos passeamos no paredão e vemos os turistas a fotografar e... a abanar a cabeça!»

Sem comentários:

Enviar um comentário