quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pois que vamos por aí…

Eco, sim, do «Cântico Negro» de José Régio; mas num sentido positivo: vamos por aí! Quem nos guia: Deus ou o Diabo? Nem sei! Uma outra entidade, talvez, a reabilitar e cujo nome há Cidadania!

Amarelão
Confesso a minha falta por não aceder com mais frequência às actas das reuniões camarárias. O que habitualmente o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara nos comunica é a atribuição de subsídios, a celebração de acordos… Nada sobre o período antes da ordem do dia, as sugestões dos vereadores; nada sobre intervenções do público ou sobre o teor das discussões travadas acerca de decisões de interesse para os munícipes… Isso, aliás, é tarefa que cumpre aos jornalistas e sei como foi para mim lição de cidadania a assistência assídua às reuniões após a Revolução de Abril.
Não sei, por isso, se os representantes dos partidos têm insistido aí contra a vergonha que é o amarelão, aquela avantesma que plantaram sobre a Avenida Adelino Amaro da Costa, em Cascais, e cujo termo de obra se prevê para… as calendas gregas, apesar do painel que, no local, outro prazo há muito já assinala. Serve o imóvel para ninho de pombos, e para deixar cair, de quando em vez, um dos azulejos amarelos que o revestem.
Há tempos, certamente porque houve munícipes que instaram, a EMAC deslocou para lá equipa, que limpou o espaço anexo, cheio de entulhos e lixos, destinado, mui provavelmente, ao parque de estacionamento dessa super-esquadra da PSP de Cascais que nunca mais chega!
Entretanto, continua a sofrer-se com as péssimas condições da esquadra na R. Afonso Sanches; os munícipes vítimas de acidentes têm de deslocar-se a S. Domingos de Rana, porque é lá que está (enquanto não for despejada…) a Secção de Trânsito...
Ná, eu creio que as secções cascalenses dos partidos políticos – todos, inclusive o maioritário – semana sim, semana não, estão a pressionar as entidades governamentais para que dêem andamento ao amarelão. Fazem-no, claro, com toda a discrição, para que o Povo não olhe para o fantasma. O pior é que não há hipótese: olha-se mesmo, que o amarelão é grande, entrou pelo passeio adentro e semanalmente fazemos apostas: quantos são os azulejos que cairão esta semana?

Auditório da Senhora da Boa Nova
Um dos bons equipamentos do concelho. Sinalizada a sua direcção para quem sai no nó do Estoril da A5; sinalizada para quem vem de S. João; contudo, na rotunda junto à igreja, torna-se difícil saber que é ali, porque a entrada não está indicada. Faltou mais uma placa na encomenda.

Publicado em Jornal de Cascais, nº 264, 27-04-2011, p. 6.

Sem comentários:

Enviar um comentário