quinta-feira, 2 de junho de 2016

O correio dos leitores

            Muitas vezes se afirma – e com razão – que a imprensa local e regional é «de proximidade» e fortalece os laços de vizinhança, mesmo que os ‘vizinhos’ sejam emigrantes e recebam lá longe, periodicamente e com imenso gosto, notícias frescas da sua terra natal.
            Esse indispensável fomento de comunidade é cada vez mais premente, se tivermos em conta de que cada qual desta a procurar viver no seu cantinho e até à mesa de família, somos capazes de observar os comensais cada um com o seu smartphone ou equivalente, mais interessado em saber as notícias do mundo e as peripécias familiares deste ou daquela do que… «Ó pai, como te correu o dia? Ó Manel, o que deste hoje nas aulas? E como decorreu o treino?»…
            Duas rubricas há, nos jornais locais, que promovem comunidade. Uma é a necrologia. Nesse aspecto, Notícias de S. Braz bate aos pontos todo e qualquer jornal local, uma vez que não só noticia os falecimentos ocorridos nos tempos mais próximos, mas também recorda os 5 anos, os 10 ou 15 do passamento de alguém que nos era querido. E acredito que seja essa uma das páginas de maior leitura.
            A outra rubrica é a que podemos designar de «Correio dos Leitores». Nada mais aborrecido para um jornalista, cronista ou mero colaborador de um jornal do que desconhecer se o que escreveu teve algum eco na opinião pública, nos leitores ou, eventualmente, nas entidades sobre que tecera considerações ou às quais fizera propostas. Fica-se com a ideia de que caiu tudo em saco roto!
            A consolidação de uma comunidade através da comunicação social implica a troca de ideias, o seu confronto até, o aplauso, a crítica, a sugestão. E nada melhor do que uma rubrica como a do «Correio dos Leitores» para se dar lugar a tudo isso, em espírito da maior liberdade de opinião, desde que respeitados os princípios por que habitualmente nos regemos.
            Muito gostaria, pois, de ver gerar-se em torno do Noticias de S. Braz um conjunto interessado de leitores, que dão o seu parecer, que criticam, que fazem propostas…
            Sem eco do que escreve, o cronista sente-se um pouco … a bradar no deserto!

                                                                                  José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 234, 20-05-2016, p. 11.

Sem comentários:

Enviar um comentário