segunda-feira, 4 de junho de 2018

Patrimoniices cascalenses 9

Ora então descubra lá:
Onde é que isto está?

            Este relógio de sol, vertical, já sem o ponteiro, encontra-se no murete frente ao grande pavilhão da Barraca de Pau (Pampilheira – Cascais). Ao lado, o chafariz, de cuja inauguração, com muita pompa e circunstância e Governador Civil, bem me lembro, na década de 50.
            Creio que o relógio não terá sido colocado ali para mero ornamento, por ser bonito, mas para ser útil. Datará dos finais dos anos 20 ou dos primórdios da década de 30, o mais tardar, porque a placa de homenagem aos fundadores da Barraca de Pau ostenta a data de 20-10-1927. Nessa época, os trabalhadores jornadeavam de sol a sol e era a hora solar que ainda os regulava, pois não havia muito quem tivesse um simples relógio de bolso.
           Determinou o decreto-lei de 26 de Maio de 1911 que, a partir de 1 de Janeiro de 1912, a hora em Portugal deixava de ser a do meridiano de Lisboa, do Observatório Astronómico da capital (que superintendia na regulação do relógio oficial sito no largo em frente à estação do Cais-do-Sodré), e se regeria doravante pelos fusos horários da Convenção de Washington de 1884. Passámos, então, a seguir a hora do meridiano de Greenwich.
           São bastantes os relógios de sol espalhados pelo concelho de Cascais. Creio, porém, que o seu inventário ainda não estará feito. Mais um património, pois, a merecer atenção!

                                                                   José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário