domingo, 24 de junho de 2018

Eternamente... contra!

Multikids-Br006-5220967
            Conta-se – mas é capaz de ser parábola!... – que, numa colectividade, havia sempre um dos sócios que votava contra, por mais evidente que fosse o benefício resultante da aceitação da proposta em análise.
            Estranhando esse comportamento, até porque se tratava de oposição sistemática, amiúde sem razões aparentes, um dos amigos chegou-se ao pé dele:
            ‒ Ouve lá: tu votas sempre contra. Porquê?
            ‒ É muito simples: para que, quando, um dia, se fizer a história da colectividade se algo vier a correr mal, se possa dizer que já no passado havia quem não estivesse de acordo com isso!...
            Ocorreu-me a parábola, quando, tendo lido a manchete da edição de Maio do Noticias de S. Braz, de certo modo em tom de aplauso – «Câmara de São Brás de Alportel fecha 2017 com saldo positivo de 1,8 milhões de euros» – verifiquei, na pág. 18, que houvera, a esse propósito, uma abstenção na reunião do Executivo e, na sessão da Assembleia Municipal, duas bancadas se abstiveram e o elemento de uma outra votara contra, não obstante o ‘edil são-brasense Vítor Guerreiro’ ter dito ser esse «o resultado de um trabalho de muito rigor e exigência partilhado pelo executivo, técnicos e toda a equipa municipal, que não se poupa a esforços para rentabilizar oportunidades e multiplicar recursos».
            Por isso me alembrei da história do senhor que era eternamente… contra!

                                                                       José d’Encarnação
 
Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 259, 20-06-2018, p. 13.

2 comentários:

  1. Cláudia Guerreiro
    28 de Junho de 2018 09:52
    Que forma tão singular de “desmistificar” a atitude! 

    ResponderEliminar
  2. Afonso Cunha
    28 de Junho de 2018 08:36
    Saudações
    Li saborosa ‘curtíssima’.

    ResponderEliminar