terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Matamos quem nos quer salvar!

            Recebi já o postal de Natal do Doutor Jorge Paiva, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Paladino da biodiversidade, que, o ano passado, nos brindou com o livro Natal Verde, colectânea dos postais enviados ao longo de 30 anos, Jorge Paiva pôs, este ano, bem fundo, o dedo na chaga por que estamos a passar.
            Fiquei estupefacto, digo desde já. Sabia que as árvores eram importantes, pelos mais variados aspectos: a beleza, os frutos, as essências que das suas folhas se podem extrair, o oxigénio que fornecem… Enfim, mil e uma razões para as protegermos. Agora, que nelas vivam seres ultramicroscópicos – os mixomicetes – fundamentais para o equilíbrio da espécie humana jamais me passaria pela cabeça!...
            Eu conto o que o Professor nos diz no seu postal natalício: os mixomicetes vivem nas florestas, quer na manta morta quer na superfície das plantas; assim, quando se abate uma árvore, matam-se também os mixomicetes, cujo alimento (pasme-se!) são microrganismos como leveduras, fungos, bactérias, vírus… E agora veja-se:
            HIV / SIDA: a sida surgiu na floresta da África Tropical. Os culpados? Os macacos. Mas… não estariam esses macacos cheios dos vírus que a ausência dos mixomicetes das árvores derrubadas deixou proliferar?
            ÉBOLA: esta febre hemorrágica também nasceu na África Tropical, causada por vírus que deviam ter sido comidos pelos mixomicetes – e não o foram, porque a floresta o Homem a foi desbastando…
            COVID-19: também se diz que foram os morcegos que a transmitiram ao Homem, porque portadores do vírus Betacoronavírus… que a ausência de mixomicetes deixou proliferar!
            Temos apenas 20% das florestas que existiam quando o Homem surgiu na Terra. E é nesta Terra, conclui o Doutor Jorge Paiva, que «temos vindo a dizimar predadores de microrganismos, que podem vir a ser agentes de novas enfermidades letais e que não vamos poder controlar».
            Sem florestas, a Terra tornar-se-á inabitável para os seres humanos.

                                                                                               José d’Encarnação

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 789, 15-12-2020, p. 12.

Mixomicetes. Esporocarpos com capilício reticulado,
sobre restos de madeira de coníferas, nos Alpes franceses, a 2000 metros.
Uma das fotos que ilustram o cartão do Doutor Jorge Paiva.

 

9 comentários:

  1. Desconhecia completamente. É sempre um gosto aprender.

    ResponderEliminar
  2. Ignorava a existência destes microrganismos tão importantes para a contenção dos vírus tão devastadores para a Humanidade.
    Obrigada pela informação
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. O comentário anterior foi meu:
    Fátima Meneses

    ResponderEliminar
  4. José Belchior
    15 de dezembro de 2020 16:12

    São sempre bem-vindas estas notícias do
    mais profundo conhecimento científico atual.
    Saiba o Homem chegar a tempo de aprender com tudo aquilo que a Natureza lhe coloca à disposição.

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia e reputo de informação de grande interesse. Com a sua licença (e os meus agradecimentos) irei divulgar. Grande abraço e votos de boas festas.

    ResponderEliminar
  6. A informação deste texto dá-nos mais uma razão para respeitarmos a Natureza e o seu equilíbrio. Mas não há dúvida que, se a Ciência tem avançado e tanto se tem dado a conhecer, muito mais haverá que vai surgindo à luz, de vez em quando, como agora a revelação (para os que desconheciam, como eu) destes mixomicetes. De vez em quando revejo mentalmente um filme em que um homem foi ficando cada vez mais pequenino até se ver do tamanho de um insecto. Perseguido então por vários predadores muito maiores do que ele, compreendeu que não devia ter matado outros seres inferiores, enquanto homem...Muito grata pelo texto.

    ResponderEliminar
  7. Quando, no princípio dos anos 70, servi em Moçambique, mandei plantar milhares de árvores e não plantei mais porque não havia mais para vender. No Brrocal do Algarve os meus filhos estão a fazer o mesmo

    ResponderEliminar
  8. Helena Catarino
    Aproveitei, por curiosidade, para ler a crónica “Matamos quem nos quer salvar”, tão autêntica, tão inquietante, mas tão pouco compreendida por esta humanidade desumanizada. Apesar dos queixumes que a nossa “bolinha” Terra nos envia, parece que ninguém quer entender que somos nós quem provoca as Pandemias e… a extinção das espécies, incluindo a humana… E isto só está a começar...

    ResponderEliminar
  9. "Sem florestas, a Terra tornar-se-á inabitável para os seres humanos" - Esta frase do autor, Senhor Professor José D'Encarnação é lapidar,só quem não se preocupa um pouquinho que seja, com a destruição dos ecossistemas não verá que ela contém toda essa preocupação e sentimento para com a vida no Planeta,pela preservação da qual todos os seres humanos somos responsáveis, e não só os líderes dos povos da Terra, pois que a moioria são eleitos direta ou indiretamente, o consumismo selvagem de muitos produtos dispensáveis, para a nossa vida, ajuda a elevar as emissões de carbono a médio e longo prazo vai contribuindo para a exaustão do ecossistema planetário, que hoje já não há bases científicas suficientes para negar a ligação em forma de rede global.

    -Nota:
    "Jesus disse: Todas as espécies, todas as formações, todas as criaturas estão unidas elas dependem umas das outras, e separar-se-ão na sua origem, pois a matéria só se separá de novo na sua própria essência" (in Evangelho Apócrifo de Magdalena).

    ResponderEliminar