domingo, 27 de dezembro de 2020

Os são-brasenses e as letras

                Na p. 2 da São Brás Acontece de Novembro, sugere-se a leitura do «livro de poesia “Letras da minha Alma” da autoria da são-brasense Eleutéria Pires» e esclarece-se que «família, saudade e memórias de infância são temas em destaque nesta obra». Memórias que, mês após mês, colaboradores do Notícias de S. Braz não deixam de evocar.

               Na página da autarquia, vejo que, na Gala de Prémios da Juventude («Jovens de Mérito são Valores de Futuro»), a 28 de Novembro, foi premiada Margarida Brito, de  19 anos, que, no concurso “A mais bela carta de Amor”, alcançou o 1º lugar, por três anos seguidos. Uma jovem que «lê os livros antes da sua data de lançamento e manifesta a sua opinião crítica que, depois, é publicada pelas próprias editoras, contribuindo para a promoção dessas obras». «Um dos seus sonhos e projetos de futuro será poder também, um dia, ver um livro seu publicado».

            Acabo de ver no Facebook, na página de Vítor Barros, a reprodução da capa do seu recente livro Viva a Vida e uma síntese do conteúdo:
       «Viva a Vida é uma compilação de textos, divagações, crónicas, memórias e histórias, muitos deles já publicados nos jornais da minha terra e outros e que fui escrevendo ao longo dos anos e que são revelados neste livro pela primeira vez. Muitos desses textos constituem histórias reais…outros pura ficção! Alguns não serão nem uma coisa nem outra. Serão puras divagações, meras alucinações!».
         Conclui que esta «exclamação de alegria» é também um conselho e uma ordem para todos: VIVAM A VIDA… Um eco, porventura, do livro de António Feio, «Aproveitem a Vida!».
          Acolhemos a recomendação, Amigo Vítor! Que é a dos muitos poetas que connosco partilham as páginas do Notícias de S. Braz, todos eles empenhados em que olhemos com olhos de ver a realidade que se vive. E essa, envolta no manto da Poesia e das Letras, fazendo nossas as sugestões de Bernardo de Passos e do Aleixo (ele é de Loulé, mas são-brasense também…). Que, na realidade, a Beleza deve transformar as nossas vidas; e a preservação da nossa identidade constitui dever de todos nós!

                                                           José d’Encarnação

             
Publicado em
Notícias de S. Braz, nº 289, 20-12-2020, p. 17.

 

 

1 comentário:

  1. Pois, é verdade que,cá por S. Brás, há terreno fértil em inspiração e criatividade... ainda bem que lhes ė dada alguma oportunidade de se darem a conhecer.

    ResponderEliminar