quarta-feira, 1 de março de 2023

Com corda e tudo!

            De todos os que o Ti Zefo tinha no rebanho, era aquele que mais encantava o Chiquinho. Um cordeirinho que saltava, saltava, brincalhão. O Chiquinho fazia-lhe festas, festas, assim com olhos cobiçosos, quanto gostaria de o ter no seu quintal e de poder levá-lo a pastar! Só para ele. Que o Ti Zefo tinha uma porção deles e talvez não se importasse de lho dar. Podia até pedir aos pais que lho comprassem. Até já lhe dera um nome: o Saltitão!

Ti Zefo depressa percebeu o enleio e, numa tarde quentinha de Março, prometeu:
– Chiquinho, eu dou-te o Saltitão!
– A sério, Ti Zefo?
– A sério. Mas há uma condição: rezas o padre-nosso em voz alta, sem te distraíres um bocadinho.
E o Chiquinho começou logo:
– Pai nosso, que estais no Céu…
Ia aí no «pão nosso de cada dia», quando, de repente, se voltou para o Ti Zefo:
– Com corda e tudo, Ti Zefo?
– Sim, Chiquinho. Era com corda e tudo, se tivesses cumprido a condição: o padre-nosso até ao fim, sem distracção!...
Lembro-me diariamente desta história, ao abrir o correio electrónico. Não há dia nenhum em que o «assunto» da mensagem nada tenha a ver com o seu conteúdo; em que o corrector automático não tenha feito das suas, escrevendo uma estranha palavra, sem o remetente reparar; em que os erros ortográficos pululam… Tudo a denunciar pressa, vontade de despachar, uma distracção pegada! Como a do Chiquinho. Estava-se a fazer uma coisa e a pensar noutra.
Amiúde se diz «uma coisa de cada vez», «um dia de cada vez». Máximas sábias, essas! Como o letreiro das antigas passagens de nível: «ATENÇÃO!». É uma das poucas palavras alemãs que eu conheço: ACHTUNG!
Quando jovem, tive a sorte de ler, e sublinhar, o capítulo «Adestramento da atenção», d’A Arte de Estudar, de Mário Gonçalves Viana. Agora ancião, ainda o releio. Na consciência plena da anosognosia, o constante atropelo de ideias na cabeça. Tenho, por isso, papelitos por toda a casa: quando uma ideia surge, escrevo-a logo e volto ao que estava a fazer. Uma coisa de cada vez!

José d’Encarnação

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 839, 01-03-2023, p. 10.

8 comentários:

  1. Gostei muito do texto, por motivos alegres e tristes. Os "alegres" ou caricatos, é que também escrevo em papelinhos que depois não encontro, senão quando já não são precisos...Os tristes prendem-se com o facto de ter que lidar diariamente com a Anosognosia de alguém, neste caso com a negação de disfunções de comportamento que, por isso, ficam sem tratamento e se vão agravando...
    Agradeço muito esta chamada de atenção. É um tema muito actual, embora a ideia original do texto fosse dar a cada coisa a sua atenção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Helena, vamos tendo consciência, paulatinamente, de que a capacidade de tudo reter nos vai faltando. Uma colega minha, também Helena de nome, comentou mais ou menos assim: «Isso é para os homens; nós, as mulheres, temos de fazer mil coisas ao mesmo tempo: se a comida levanta fervura, se a criança está a comer bem e não faz asneira, atender o telefone...». Enfim, a vida em pedaços repartida. De qualquer modo, o que interessa é que, ao final do dia, no exame de consciência, sintamos que fizemos o melhor possível e algum dos objectivos propostos foi cumprido. Bem hajas pelo teu testemunho e estou seguro de que, doravante, vais saber onde tens os papelinhos, porque, em cada compartimento da casa, haverá uma caixinha para os pôr! Um beijo, grato!

      Eliminar
    2. Ora aqui vai o comentário da 'outra? Helena: «Querido Amigo
      Desculpa lá . Eu sou mais como o Chiquinho... com corda e tudo. Sabes, sou mulher. Toma em atenção que vocês foram treinados para a concentração, para fazer uma coisa de cada vez, mas nós, ao contrário, para nos desmultiplicarmos por muitas tarefas - estar a fazer o almoço, mas também a olhar pelos filhos e igualmente a ver se chove e a roupa se molha, etc, etc, etc... até mesmo a responder a mensagens....
      E depois surgem as faltas...
      Mil beijinhos "com corda e tudo".

      Eliminar
  2. De: Pires Laranjeira
    3 de março de 2023 03:09
    Meu caro, texto magnífico, espantoso mesmo, uma lição sobre os tempos "modernos", à moda de Chaplin.
    Gostei muitíssimo.

    ResponderEliminar

  3. De: Regina
    Enviada: 2 de março de 2023 13:51
    Concordo absolutamente consigo.
    Muita vezes fico-me a pensar como é que as pessoas “rezam” o terço. Eu, confesso que , com dificuldade, vou além de uma Avé-Maria.
    O seu escrito e o meu “pensamento” fizeram-me recuar mais de setenta anos atrás, quando Monsenhor Nunes Pereira me contou que um padre (não recordo de onde) rezava assim, e rapidamente, o terço com os seus paroquianos: Avé-Maria, pum; Santa Maria, pum; Avé -Maria, pum; Santa Maria, pum….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O terço é um dos casos em que - como noutras religiões (recordo os 'compoloi' muçulmanos, em jeito de jaculatórias) - não interessa tanto o que se está a dizer, mas sim a meditação que implica. Por isso, aliás, em cada dezena, se lembra um 'mistério' sobre o qual se deve meditar.

      Eliminar

  4. De: Leontina
    2 de março de 2023 11:43
    Tão simples e clara a mensagem, quão útil para mais pequenos, de média idade ou anciãos.
    Na despretensão, uma lição.
    E que querida e ternurenta é a ilustração do "nosso" estimado artista José Luís Madeira.
    Um abraço para ambos, da septuagenária

    ResponderEliminar
  5. A minha colega Graça teve a gentileza de fazer este comentário:
    Quanto à crónica que me enviou, havia de ouvir uma especialista de Ciências da eEducação, como eu ouvi há uns anos em Espanha, a defender os quiz e o fast thinking (sim, é muito à frente dizer estas coisas em inglês! ihihihi...)
    Basicamente, tratava-se de darmos aulas com os estudantes a clicar em joguinhos criados especialmente para efeito nos seus telemóveis e ver quem respondia a mais coisas mais depressa. E há sempre um vencedor!
    Olhe, passei-me da pataleta, e disse-lhe ali uma data de coisas de que ela não gostou nada, claro. É que eu sou mais a favor de por os nossos estudantes a praticar slow thinking! Aprofundar as leituras e a reflexão exige tempo.
    Mas fui a heroína do congresso — pelos vistos, todos pensavam como eu, mas ninguém tinha coragem de dizer nada, não fossem ser acusados de ser velhos e relhos, o que é um pecado inaceitável, claro!
    Enfim, como dizia um amigo meu, há uns anos, a propósito do acordo ortográfico: "Até pode ser inevitável, mas eu não quero ter nada a ver com isso".

    ResponderEliminar