terça-feira, 13 de julho de 2010

Ser docente universitário a custo zero!

Com data de hoje, 13 de Julho de 2010, enviou o Sindicato Nacional do Ensino Superior uma nota em que começa por afirmar:
«O SNESup teve conhecimento de que foi descoberta uma nova figura para resolver alguns dos problemas de excesso de serviço docente: O DOCENTE VOLUNTÁRIO, nas vertentes de Professor Auxiliar Voluntário e Assistente Voluntário.
«Esta inovação não é mais do que uma forma de contratar pessoas a custo zero dando-lhes como contrapartida a falsa ideia de que certificarão a sua prestação de serviço docente que realiza de forma voluntária e gratuita (espécie de estágio não remunerado) para incluir no CV, tal como já tem sido tentado por alguns gestores mais afoitos com a desculpa de que só assim conseguiam assegurar o serviço docente. O SNESup não tem ficado calado e em vários momentos se tem insurgido contra estas situações de trabalho não remunerado no Ensino Superior.»

Óptimo! E que todos se mexam contra tal aleivosia!
Ao jeito que emprestava à coluna POIS que mantive, durante anos, primeiro no Jornal de Coimbra e, depois, no jornal Centro, por amável deferência de Jorge Castilho, escrevi sobre esse mesmo assunto o seguinte (já lá vão quase dois anos!):

POIS
Português é assim mesmo. Como o brasileiro que “criámos”. Sabe sempre dar a volta por cima!
Não dá o Governo verbas para contratar docentes em substituição dos muitos que optaram pela aposentação ou mesmo dos que se jubilaram? Que problema há nisso? Nenhum! Não há por i tanta gente desejosa de ser docente universitário e que até paga por isso? Vamos nessa: contratamos a custo zero! Você quer? Compreende: ganha currículo e sempre tem a possibilidade de invocar a qualidade de "professor universitário", está a ver?

Publicado no jornal Centro [Coimbra], ano II, nº 62, 19-11-2008, p. 13.

2 comentários:

  1. A UL tentou instituir o Assistente Voluntário, mas o próprio Reitor concordou facilmente com os argumentos contra (nomeadamente, contradições ilegais com o Estatuto do Bolseiro - a proposta visava que os investigadores pudessem prestar até 4h/semana de serviço docente sem lhes ser devida remuneração adicional). No entanto, descobri ontem um despacho da U.Açores em que é aprovado um regulamento que prevê exactamente o mesmo...

    ResponderEliminar
  2. PS: Toda a informação no que toca à UL, nomeadamente as propostas de regulamento e as contribuições para a discussão pública (incl. do SNESup) em http://www.ul.pt/portal/page?_pageid=173,1104847&_dad=portal&_schema=PORTAL.

    ResponderEliminar