terça-feira, 28 de julho de 2015

O fantasmagórico sonho de um rei romântico

           Gostei de ver. Acompanhava, mais uma vez, familiares na visita ao Palácio da Pena, a 9 de Junho, e muito me congratulei com a multidão de visitantes, quer portugueses, quer, sobretudo, estrangeiros, que me apercebi serem de vários continentes.
            Estava, de facto, um dia magnifico e o palácio vive, sem dúvida, do seu ímpar recheio e da invulgar majestade da sua construção altaneira, mas, de modo bem especial, do seu enquadramento.
            Bem andou o rei D. Fernando II quando, em 1838, resolveu adquirir o vetusto e então devoluto convento dos Monges Jerónimos de Nossa Senhora da Pena, mandado erguer no topo da serra por um dos seus antecessores, el-rei Manuel I, em 1511. Recuperou-o em parte e, por volta de 1843, encarregou o arquitecto alemão Barão de Eschwege de proceder às ampliações que elevaram o edifício às proporções que hoje ostenta e nos maravilham. De resto, o facto de, aquando das obras de restauro levadas a efeito em 1994, se ter verificado que eram o rosa-velho e o ocre as cores originais, a opção foi a de essas cores se reporem, o que veio acrescentar relevo à já de per si fantasmagoria do conjunto.
            Bem andou o rei D. Fernando II em dar asas ao sonho. Encastraram-se as paredes nas concavidades das rochas, como que a desafiar as poderosas muralhas do Castelo dos Mouros, vigilantes na colina fronteiriça.
            Dir-se-ia que, ali, o tempo era outro, digno de ser saboreado longe das intrigas da Corte, alheio às cumplicidades da governação. Ali, o importante era viver, em contacto com a Natureza: o parque repleto dos verdes mais exóticos, ao mar ao fundo e, até, o Tejo e a Arrábida a perder de vista…
            Passeamo-nos devagar pelos corredores. Aqui, um quarto de dormir; mais além, a grande sala de lustres pendentes, cenário ideal para mui pomposa recepção… Imaginamos o que seria a vida, então, por entre aquelas paredes, que beijos, que olhares, que preocupações também… Como, ao atentarmos nas expressões dos visitantes de agora, nos apeteceria adivinhar que sentimentos todo o cenário desperta, por exemplo, neste magote de japoneses, tão longe dos seus estão os modelos artísticos aqui patentes, a vida de que quotidianamente estes interiores foram palco e testemunhas.
            A pausa na esplanada, as fotografias («Só mais este ângulo!...») constituem final imprescindível antes da hesitação da partida: retoma-se o pequeno autocarro ou desce-se a pé para melhor saborear a paisagem?
            Sempre novo, sempre recheado de surpresas este Palácio da Pena!                                      

                                                       José d’Encarnação

O palácio visto da Quinta da Regaleira

A entrar para o palácio

Claustro interior

A sinfonia das cores...

Uma cozinha bem apetrechada

A esplanada

A vista a alongar-se pelos verdes até ao mar, com o Guincho ao fundo...
Publicado em Cyberjornal, edição de 2015-07-28:

Sem comentários:

Enviar um comentário