segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Ainda há bucolismo no quotidiano de S. Pedro do Estoril!

             Poderão surpreender duas das fotografias patentes no nº 35 de Cai Água, Boletim do Núcleo de Amigos de São Pedro do Estoril referente a Dezembro, que acaba de ser publicado.
         

           Deveras interessante este número, designadamente porque ilustrado com excelentes fotografias, entre as quais duas, curiosas, que nos mostram, uma, um rebanho de ovelhas vigiadas por um ‘pastor’, outra, vacas também a pastar. Imagens invulgares ou mesmo bucólicas presentes ainda no quotidiano de São Pedro do Estoril. «A nossa Aldeia», comenta-se, «quer ter razões para se sentir moderna, mas pacata e tranquila longe do burburinho e corre-corre deste mundo». «Saudamos o século XXI e, ao mesmo tempo, somos contemporâneos de épocas remotas, quando tudo por aqui eram campos de cultivo. Por isso, nesta diversidade, São Pedro revela-se como terra especial de muitos encantos e… recantos!».
            Chama-se a atenção para aqueles recantos que necessitam de ser melhorados; refere-se o estado em que se encontra a Ponte Filipina e o leito da ribeira que sob ela passa e onde a incúria de alguns não se inibe em deitar lixo de jardim.
            Apela-se para que os donos de canídeos se não esqueçam de levar, no passeio com os seus animais, os saquinhos para recolha dos respectivos detritos.
           Aponta-se a necessidade de criar rampas nos acessos à estação e à passagem inferior, mormente quando os elevadores estão parados é difícil passar com um carrinho de bebé ou uma cadeira de rodas.
             Assinala-se, com pesar, a morte de Irene Prata, autora das quadras que comentaram os cerca de 1000 provérbios mencionados no livro Provérbios para sorrir ou reflectir. Faleceu a 9 de Julho. Alguns dos poemas que escreveu em homenagem a São Pedro do Estoril são ali transcritos.
            Solicita-se apoio dos amigos para a única instituição que existe em São Pedro, no âmbito da solidariedade social, que é o Centro Social Paroquial de São Pedro e São João do Estoril, que tem as valências de berçário, pré-escolar, centro de dia e apoio domiciliário em várias vertentes; confecciona 600 refeições diárias muitas das quais são entregues ao domicílio.
            Referência, ainda, à Companhia de dança Paula Marques, com imagens de espectáculos que foram realizados.
            Enfim, um boletim que honra o Núcleo de Amigos de São Pedro do Estoril. Parabéns!
                                                                       José d’Encarnação

2 comentários:

  1. Sempre achei S.Pedro um território agradável - até existe um restaurante de meus sobrinhos A Drogaria Ideal - !

    ResponderEliminar
  2. A incúria e a petulância teimam em afrontar a bucólica paisagem que rodeia os nossos bairros. Gostei muito da oportunidade e da beleza do texto, denominador comum de todos os apontamentos publicados em Notas & Comentários. Um abraço de MHV.


    ResponderEliminar