quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Preservar a memória são-brasense

               Abriu, a 1 de Junho de 2018, no 1.º andar do edifício da Câmara Municipal, o Espaço Memória do Município, com uma súmula de informação e algumas das relíquias são-brasenses.
            Como, em devido tempo, a Dra. Marlene Guerreiro, mui digna vice-presidente da Câmara, teve a gentileza de me comunicar, o «projeto de criação de um Arquivo Municipal é um sonho antigo que temos, foi inclusivamente adquirido um espaço para tal».
            «No entanto», acrescentou, «não houve ainda oportunidade para a execução deste projeto, dado tratar-se de um grande investimento, com a complexidade inerente à especificidade da sua natureza e dos seus objetivos, nomeadamente ao nível de recursos humanos específicos que também são uma grande carência que temos, e dado que para esta área não tem havido possibilidade de obtenção de financiamentos e infelizmente o município tem parcas receitas próprias».
            Agradeci-lhe, na devida altura, esta preciosa informação, que veio na sequência de, a 3 de Março de 2019, eu ter proposto a entrega ao Município do espólio do ilustre são-brasense, Coronel Piloto Aviador Victor Brito. Tratava-se, a meu ver, de mui significativo conjunto de troféus que ele, seus filhos e pilotos profissionais por ele formados na Escola de Aviação Aerocondor, que fundara, haviam recebido ao longo das suas carreiras.
            Não recebi, porém, nenhuma resposta oficial nem cheguei a saber se o assunto acabara, ou não, por ser presente a reunião do Executivo são-brasense.
            Optou-se, por isso, por ceder tal espólio ao Arquivo Municipal de Cascais, que mui prontamente o acolheu.
            O meu voto, portanto, neste dealbar de 2020: que, no decorrer deste ano e para que novos casos semelhantes não voltem a acontecer, o Município logre obter das instâncias superiores os necessários meios para obstar às dificuldades tão eloquentemente enunciadas pela nossa mui prezada vice-presidente. Para mais eficazmente se preservar a memória são-brasense!

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 278, 20-01-2020, p. 13.

1 comentário:

  1. Quando a boa vontade existe, o espólio está disponível e o espaço físico também, é uma pena não se concretizarem os projectos meritórios de uma Câmara Municipal por falta de recursos materiais e/ou humanos. Bem haja José D´Encarnação por mais este texto tão oportuno.

    ResponderEliminar