quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Outeiro da Vela – a maravilha e a história

A maravilha

              Estava pintada no rosto de todos a alegria por um espaço tão pejado de maravilha estar doravante aberto à população. O outeiro do Outeiro da Vela, um dos miradouros mais aliciantes dos arredores da vila de Cascais. A inauguração, com pompa e circunstância, discursos, plantação de pinheiros e a presença de autarcas e muito povo ocorreu na manhã de sábado, 8 de Fevereiro.
            Mais um parque para usufruto da população, de toda a população, desde os mais pequeninos (dois parques infantis) aos jovens (chama-se, à inglesa - tinha que ser! - Mountain Bike, que é como quem diz «montanha para as bicicletas», desafios radicais, espera aí que eu vou saltar) e aos ‘jovens há mais tempo’, para usar uma expressão cara ao nosso presidente. E, claro, também para passeio dos canídeos, que muitos deles não hesitaram em juntar-se à festa e apreciar pelo olfacto toda a novidade dos cheiros bons que a colina lhes oferecia.
            Maravilha, encanto, que vista, senhores!...


Arranjo topiário mui oportuno, com plantas autóctones...
Um bem interessante recanto a mostrar a estrutura geológica

A história 

            Como historiador – que se me perdoe a ‘bucha’ – gostaria que se tivesse explicado a razão do nome, justamente quando se falou do panorama. Certamente todos sabem, mas não ficará mal de todo aproveitar para dizer que «vela» é o acto de ‘velar’, ‘vigiar’, e dar conta, a propósito, do que o prior de Cascais, Padre Marçal da Silveira, escreveu, com data de 6 de Abril de 1758, no relatório que fez para o Marquês de Pombal:
            «Em véspera de S. Bento [10 de Julho], todos os anos, vêm os saloios da Torre guardar de noite, com cacheiras [mocas], dardos, paus, a ribeira desta vila e estão nela velando toda a noite. É muito antigo isto; e os rapazes, que são terríveis, lhes fazem muitas peças, em que há muita seixada e pancadas, às vezes. Um meirinho que para isso entre si têm elegido os multa, se faltarem, e estas multas e condenações dos que faltam as comem depois, em uma merenda que fazem.
            Foi origem disto o seguinte:
            Antigamente, ninguém queria morar da parte de cá, à borda do mar nem ainda os lavradores queriam habitar nesta parte junto ao mar. E a razão era por medo dos Mouros, que lançavam gente em terra e os cativavam, como em véspera de S. Bento haviam feito na Ribeira. Vendo o Senhor Donatário que as terras de junto ao mar se não cultivavam por este medo e que os lavradores pagavam mal a jugada de 16 alqueires cada um, mandou-lhes que habitassem as terras junto ao mar e que lhes tiraria a metade da jugada, que eram 8 alqueires, com condição que haviam, na véspera de S. Bento, vir a velar a Ribeira, por ser o dia em que os Mouros tinham vindo a Cascais. Aceitaram a condição os da Torre, Cobre, Birre e outros […]; porém, os mais que não quiseram, como os da Biscaia e outros, pagam ainda a pensão dos 16 alqueires e outros têm diverso contrato, em que vão em outro dia velar a Sintra».
            Uma descrição que não deixa de nos fazer sorrir, mormente quando o prior conta das ‘peças’ da rapaziada. Já nessa altura eram… ‘terríveis’, veja-se só!...
            Por outro lado, acentua-se a importância da Ribeira das Vinhas, cujo leito terminal seria, nesses tempos, mais largo, propiciando, quiçá, a entrada de barcos.

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Costa do Sol Jornal [Cascais] nº 319, 26-02-2020, p. 6.

3 comentários:

  1. Gosto muito deste texto e do local a que tão bem, e com o toque de jornalista, se refere: da concepção paisagística, da possibilidade de fruição por parte de várias faixas etárias. Mas é o historiador que acaba por introduzir uma parte não menos importante: a explicação da origem do nome. Não sabia que os saloios da Torre vinham velar a ribeira de tão farto caudal que permitia entrar barcos(hoje Ribeira das Vinhas) da ordem do Donatário no sentido de que a velassem na véspera de S. Bento, porque ainda tinha na memória o ataque anterior dos mouros que vinham para cativar gente. Exortava a que deixassem o medo e que habitassem essas terras junto da costa, para terem como melhor pagar a jugada (o imposto que lhe interessava, é claro). Muitos quiseram, os da Biscaia não. E ainda, lembrando um relatório de 1758 de Padre Marçal da Silveira, como o produto das multas aos que não queriam velar, era usado para uma farta merenda. Bem haja,José d´Encarnação. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Nasci há 83 anos ali um pouco abaixo, na borda da ribeira das vinha, na "Casa da Horta de Santa Clara", hoje biblioteca Municipal. Mas a história desta ribeira, destas varzeas, que foram cultivadas pelos saloios deveria ser contada. José d'Encaernaço será que combinamos ums conferência sobre a história da varzea da ribeira das vinhas e dos sescobrimentos etc.. Era giro. O que dizes???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o unknown... é? E também a Horta de -Santa Clara tem que se lhe diga! E muito para contar! Grato pela atenção!

      Eliminar