sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Três eventos

             Um amigo meu tinha uma certa aversão pelo uso da palavra ‘evento’, porque lhe soava a anglicismo. De facto, poderia ser, num mundo linguístico em que – apesar de eles, os ingleses, nada quererem connosco, os atrasados europeus – ainda continuamos a usar-lhes a terminologia. Não, ‘evento’ não vem da língua inglesa e o ‘event’ inglês provém, queiram eles ou não, do continente europeu, da palavra latina «eventus», que tanto tem significado bom como mau: sucesso ou desgraça. Claro que nós preferimos o lado bom, faustoso. Havia mesmo o deus Eventus, que se invocava para que tudo decorresse às mil maravilhas! E por isso quero realçar três eventos recentes, ocorridos na linha de Cascais.

Dia 31 – Ana Lains
              Na noite do dia 31, o espectáculo deveras memorável de Ana Lains.
           É fadista, sim, de pleno direito («Eu não sou fadista – garantiu – mas gosto de cantar o fado!»), mas tem alma de lutadora pelas nossas raízes lusas musicais. Acompanharam-na Fernando Pereira, Fernando A. Pereira, o Grupo de Cantares de Évora, Silvestre Fonseca, Luís Represas (tocante, improvisado e lindo, o dueto em «Vieste tu, feiticeira!»…), Mafalda Arnauth, Ivan Lins, As Adufeiras de Idanha-a-Nova.
            Um encanto ouvir Ana Lains, uma voz límpida, uma dicção exemplar! A noite foi de emoção, os 20 anos de uma carreira que começou exactamente ali, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. «Eu não consigo controlar este choro», «A Lara vai me matar, tanto que cuidou em maquilhar-me!»,«Ai, estes sapatos apertam!»… Uma Senhora! «Aplausos para Dulce Pontes!», pediu, depois de ter cantado a sua belíssima versão da Canção do Mar. Arranjos ímpares, invulgares, na sua maior parte do marido, Paulo Loureiro, exímio também no piano. E aquela inesquecível «Senhora do Almortão», com o adufe erguido a instrumento nobre!?
            Uma equipa que se sente equipa mesmo para nós, os espectadores electrizados por tudo quanto, das 22 e 20 às 24 e 40, naquele palco em indeléveis traços se desenhou!

Com Luís Represas
Com Ivan Lins
Grupo de Cantares de Évora. Foto de Mário Jorge
Com as Adufeiras de Idanha-a-Nova

                                                                      (Fotos gentilmente cedidas pelo Gabinete de Imprensa da Estoril-Sol)
Dia 1 – Espaço TEC
            Achou João Vasco que ‘9 + 2’ era o título ideal para contar o que foi a odisseia do Teatro Experimental de Cascais enquanto esteve no Teatro Gil Vicente: de 1965 a 1974 e dois anos mais tarde, quando se logrou a reconciliação.
            Diremos que também nessa evocação de final da tarde de sábado, a emoção imperou. Não apenas por elementos do Grupo Cénico da Associação dos Bombeiros haverem recriado uma amostra da clássica Senhora dos Navegantes, o nosso miminho teatral ou por Maria Emília ter recitado, como ela sabe, um poema sobre a vila, mas porque João Vasco não deixou de contar o que foi a vida atribulada desses primeiros nove anos, quando a companhia ainda era vista com desconfiança e, sobretudo, por, no 24 de Abril, os ‘revolucionários’ terem agarrado em todos os pertences do TEC, sob o pretexto de que eles, os do TEC, eram fascistas e tinham recebido o Américo Tomás e o Moreira Baptista, e terem levado, aos pertences, a trouxe-mouxe para uma arrecadação de caixões, quando o TEC andava em digressão por Moçambique!...
            Apesar de tudo, mau grado a censura, que exigia ver o ensaio geral, sublinhou-se o apoio incondicional de Serra e Moura (da Junta de Turismo) e os êxitos em que, nessa vetusta sala, tantos vultos grandes do nosso Teatro acabaram por brilhar.
            Assim se enterraram machados de guerra; assim se mostrou como é bom ouvir as pancadinhas de Molière e aplaudir os actores.
            Bem hajas, João Vasco! Bem haja, Carlos Avilez! Bonita, a saudação exarada no convite:
            «Saudamos o Teatro Gil Vicente em Cascais na passagem dos seus 150 anos de existência ao serviço da Cultura. Foi a nossa primeira casa em 1965. Foi ali que tudo começou. As nossas saudações».

Dia 5, em Oeiras
            Fui ao CASO - Centro de Apoio Social de Oeiras (do Instituto de Acção Social das Forças Armadas), para a tertúlia das quartas-feiras, na biblioteca.
            Sala cheia, tanto de residentes como de seus amigos e familiares. Desta feita, a tertúlia literária prendia-se com a apresentação do livro My Way (O Meu Caminho), biografia do Tenente-Coronel Victor Brito, um dos vultos maiores da nossa aeronáutica. Não o digo por ser são-brasense, meu patrício (ou conterrâneo, se se preferir), mas porque, na verdade, depois de ter prestado serviço na Força Aérea Portuguesa, onde brilhantemente se distinguiu nas mais diversas campanhas, nomeadamente no Ultramar, foi pioneiro, ao fundar, em Cascais, a Escola de Aviação Aerocondor, destinada a formar pilotos aviadores. A primeira escola do género, a nível nacional e internacional. Num espírito muito diferente dos aeroclubes, a Aerocondor formou já mais de 6000 pilotos de mais de 20 nações.
            Victor Brito foi pioneiro também no combate a incêndios, para que fez questão em formar pilotos e em pugnar pela necessidade de os meios aéreos de combate aos fogos serem anfíbios. Pioneiro igualmente no que respeita à manutenção das aeronaves, pois foi ele quem escreveu o primeiro manual para esse efeito, no que viria a ser imitado depois.
            O livro e o biografado foram apresentados pelo seu autor, o comandante sénior da TAP Dario Artilheiro, que teve palavras de largo encómio para o que fora a experiência de ouvir as histórias que Victor Brito singelamente lhe contara, sem se vangloriar, porque, como o próprio amiúde teve ocasião de repetir, «o homem é o homem e as suas circunstâncias». Um convívio, acentuou o comandante Dário, que lhe fez granjear para com biografado «a mais profunda admiração».
.           Recordaram-se, por exemplo, os tempos em que os aviadores, para agradarem às namoradas, se decidiam a sobrevoar-lhes a casa a baixa altitude. E contou-se como numa casa de Cascais (se não erro), quando tal acontecia as moças pequenas fugiam para debaixo da cama com medo e só de lá saíam quando a mãe vinha dizer-lhes: «Podem sair que o maluco do aviador já se foi embora!».
            A tertúlia foi dinamizada pelo Coronel Barão da Cunha. Também interveio, entre outros, o General António de Jesus Bispo, que classificou Victor Brito como «excelente aviador, com muita habilidade, educado».
            Apreciei a sessão e agradou-me vivamente saber que, no CASO, essas tertúlias literárias eram habituais e logo ali se anunciou quem viria da próxima vez. De aplaudir!

                                               José d’Encarnação

O Comandante Sénior Dario Artilheiro, o autor de «My Way», no uso da palavra
Coronel Victor Brito e Coronel Barão da Cunha

1 comentário:

  1. - As estrondosas passagens baixas e a alta -velocidade, verificaram-se um pouco mais a Sul, em Faro, terra da minha namorada Ivone.
    - O lançamento do livro MY WAY em Cascais vai ter lugar na Messe da Marinha,20.00 hrs, dia 3 de de Março próximo.

    ResponderEliminar