segunda-feira, 6 de julho de 2020

Como é que tu te chamas?

            – Olá! E como é que tu te chamas?
            Eu não me chamo, chamam-me! – responde o Albano, já industriado pelo pai nesse jeito de mangar meridional…
            Tens razão! E, então, como é que te chamam?
            Chamam-me Albano, tenho três anos, meu pai é Zétoino e os dentes de leite estão todos a nascer!
            Marafado do mocinho, hein!...
            Hoje, no atendimento ao público, a pessoa traz ao peito a placa identificativa. Habitualmente, deito-lhe os olhos e, ao ser tendido, trato a pessoa pelo nome. Amiúde, acolhe-me uma expressão admirada, que é como quem diz «como é que este sabe o meu nome?». Depois, apercebe-se da razão e sorri. Gostamos de ser tratados pelo nome. Detesto, pois, as placas do género T. Gonçalves, à laia da tropa, onde é pelo apelido que somos tratados. T. pode ser Teresa, Tânia, Tibúrcia!... Não gosto. Também não gosto que escondam a placa ou a ponham do avesso, assim como quem tem medo de ser conhecido.
D. Manuel I, «O Venturoso»
            Lembro-me sempre dum professor, que, por sinal, completou no dia 8 a bonita idade de 95 anos, o Professor Joaquim Veríssimo Serrão (parabéns, Amigo!). Anos depois de eu ter sido seu aluno, encontrou-me na rua:
            Olá, Zé Manel, como é que tu estás?
            Fiquei de tal modo satisfeito não apenas por me reconhecer mas, sobretudo, por me tratar pelo nome habitual nesses tempos de Faculdade, que jurei a mim próprio fazer todos os esforços para saber os nomes dos meus alunos. E nem me importo de os tratar pelas alcunhas que lhes dão, se não são pejorativas. Um dos meus antigos alunos é o «Alvito», porque é de lá, tem «Feio» de apelido e o pessoal desatou a chamar-lhe «Alvito» e ele não se rala. Numa das turmas, havia dois Joões. Um – infelizmente já falecido – era de Alcácer do Sal e tinha aqueles modos de falar vincadamente alentejano, como é o das gentes de Alcácer. Passou a ser o «João Alentejano». A alcunha tem esse condão: é como os outros nos vêem e nos caracterizam e envolve-a, de um modo geral, um halo de camaradagem, carinho. Não adregámos nós em dar cognomes aos nossos reis? Um é «O Conquistador», outro «O Justiceiro», outro «O Venturoso»!…

                                               José d’Encarnação

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 779, 01-07-2020, p. 13.

5 comentários:

  1. Uma lição para mim que passo momentos de grande constrangimento, quando encontro antigos alunos de quem lembro o tom de voz, o rosto que tinham Há dez ou vinte anos atrás, mas de quem não lembro os nomes.

    ResponderEliminar
  2. Alvito foi a melhor alcunha com que fui agraciado até aos dias de hoje. Já tive várias, umas atribuídas por gracinha, outras herdadas, de que é exemplo "Baleizanito"/"Baleizão", que herdei do meu Pai, conhecido aqui na terra por "Manel Baleizão" porque quando era novo gostava muito de entoar a moda "Baleizão, terra Baleizoeira". A alcunha "Alvito" diz-me muito por mostrar o quanto eu sempre fui, desde que nasci um acérrimo defensor da minha terra (nasci em Beja, apenas porque tive de nascer no hospital), da sua história, do seu património e das suas gentes, tantas vezes maltratadas pelo próprio poder locar que, não sei porquê, não gosta de ver a terra desenvolvida...

    Tem ainda o condão de me ter sido colocada por verdadeiros amigos que conheci na faculdade, onde tínhamos ainda o "Biseu", o "Biana" e o "Entroncas" (do Entroncamento). E mais feliz ainda fico quando é utilizado por verdadeiros amigos, como é o seu caso.

    Agora volto, como diria outro amigo meu, a debruçar-me sobre Alvito, o "Centro do Mundo e arredores", pois dois livros terão de sair em breve. Um grande abraço para si, aqui do Alvito

    ResponderEliminar
  3. O meu estimado amigo e conterrâneo (São Brás de Alportel) Prof. José d'Encarnação é um sábio no que respeita aos costumes, e não só, que mais caracterizam a nossa cultura nacional

    ResponderEliminar
  4. ________________________________________
    Teresa Meira
    segunda-feira, 6 de Julho de 2020 17:34
    Muito bom! Eu tenho o apelido Vacondeus (já com muitas gerações) do lado materno alentejano.
    Não consigo saber a origem, mas talvez oriundo de algum antepassado muito religioso ou de alguém que diria esta frase constantemente sempre que se despedia. Uma alcunha que ficou apelido….
    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Um texto muito bonito sobre os nomes, afinal sobre os afectos ou registos afectivos que eles(nomes) carregam por muitos anos, tantos quantos os de vida dos nomeados. Cada um tem uma alcunha...carinhosa ou não. Tive uma que me foi dada pelo meu pai: Nhocas. Ainda hoje não sei bem qual a razão, só que era carinhosa, sim. Bonito pedaço de prosa, meu Amigo.

    ResponderEliminar