domingo, 21 de março de 2021

Viveu-se o Amor!

              Agradeço à amiga Cláudia Guerreiro ter-me chamado a atenção para a iniciativa «Trovas e Serenatas de Amor São-brasense» levada a efeito, no Dia de S. Valentim, pelo Gabinete de Gestão Cultural da Câmara Municipal, sob coordenação da vice-presidente, Marlene Guerreiro, um evento a que a Junta de Freguesia também deu a sua colaboração. Está ainda acessível na página do Facebook do Município.
            Na impossibilidade de se fazer ao vivo, junto da Fonte dos Amores, como era tradição, o espectáculo foi gravado e, desta sorte, quando eu acedi – já quase um mês depois – dei conta de ter havido cerca de 5000 visualizações! E tenho a certeza de que todos aqueles que puderam dispor de pouco mais de uma hora para ouvir e ver o que ali se passou não deram seu tempo por mal empregado. Eu não dei.
            Uma viagem. Começa com a carta de amor escrita a caneta de aparo, à moda antiga. Depois, seis casais com mais de meio século de vida em comum e também um casal jovem vêm contar como se conheceram, como foi o namoro, a cerimónia nupcial… E, sobretudo, explicam como se consegue manter o casamento: «sabermos desculpar», «ter cabeça para ultrapassar as dificuldades», «ganha-se 100, gasta-se 80»… Respeito, confiança, tolerância – as três palavras que mais se ouviram.
            As histórias passaram pelo baile na verbena, por idas do namorado prá guerra do Ultramar, pela emigração para a Alemanha e para a África do Sul… Casava-se depois de fazer a tropa…
            Muito bem arquitectado o conceito do espectáculo: Sofia Silva e Sónia Silva, as apresentadoras; Fernando Guerreiro nos intermezzi, dizendo as frases adequadas, quais poemas, no terno dedilhar da guitarra; Andréia Viegas e Inês Cruz a cantar trovas de amor (no início, a imprescindível «Amar pelos dois»), bem acompanhadas pela viola (viola será, porventura) de Nuno Martins.
            E o carinho com que os sete casais contam como tudo se passou! E aquele inesperado botão de rosa oferecido a ela no final da conversa!... «Onde é que ele foi buscar isto?», admirou-se uma, feliz. «Meu pai não quer que eu namore ainda», «Não é pela diferença de idades que deixamos de gostar um do outro».
            Fico grato pela iniciativa magnífica. E eu teria muita pena se a não houvesse saboreado.

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Notícias de S. Braz, nº 292, 20-03-2021, p. 13.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário