quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Esta vontade de estar vivo!

            Paro, de vez em quando, e pergunto-me a mim próprio se não era melhor estar mudo e quedo, saboreando mui despreocupado os dias que me é dado viver…
Uma colega, há dias, garantia-me: «Leccionei durante anos e anos! Aposentei-me, parou». Eu, não: está-me no sangue a vontade de partilhar experiências e recordo quanto me agradava, após uma viagem no quadro do programa ERASMUS, contar logo aos meus estudantes o que aprendera. Sentia que, desta forma, eles, aos 20 a pouco anos, acabavam por ficar a saber o que eu aprendera aos 50. E era bom.
 João Lourenço Roque, catedrático de História no mesmo dia que eu (a 05-06-1991). também se aposentou. Ao contrário de mim – que continuei, depois da aposentação, a não abandonar a minha dama, a Epigrafia –, ele largou por completo as lides da História em que se especializara e rumou a Calvos, a sua remota aldeia natal, na freguesia de Sarzedas, concelho de Castelo Branco. Aí se dedica à agricultura, seguindo a norma dos clássicos – “o regresso à terra é o melhor” – e escreve crónicas para o jornal albicastrense Reconquista. Faz-me lembrar o nosso Ibne Mucana, de Alcabideche (Cascais), que, no século XI, depois de anos e anos nas cortes dos reinos de taifas, cansado dos sofisticados ambientes cortesãos, voltou para a terra natal e se dedicou a amanhar magras terras.
São as crónicas de João Roque revisitação constante de pessoas e lugares, para que se saiba: estão vivas, os lugares existem e carecem de atenção. Cada crónica, uma viagem sem rumo certo, aos ziguezagues (como ele próprio reconhece), ao sabor das memórias e das circunstâncias, corrente desenfreada – e nisso reside o seu encanto. É capaz de estar a falar de azeitonas e lembrar-se de Coimbra e do seu amor – e a gente vai por i com ele!...

Por isso deu à série – que recentemente reuniu em volume (Digressões Interiores 3,  Palimage, Coimbra, 2021) – esse nome de «digressões». Nesse, que reúne o que escreveu de 2017 a 2021, há páginas a não esquecer, porque retratam quanto todos nós passámos e sentimos: o tempo da pandemia! As reacções, os sentimentos, as dúvidas… «Digressão» é isso mesmo: passar dum assunto para o outro, sem tir-te nem guar-te, como quadro de rica policromia. E «interiores», para realçar a beleza ímpar dum interior que merece ser celebrado, cantado, mantido no seu melhor, mantido nas suas gentes!

José d’Encarnação.

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 851, 15-09-2023, p. 10

2 comentários: