domingo, 8 de julho de 2012

A fauna cascalense em destaque

            Não, amigo, não se trata dessa! É da outra, cientificamente assim designada: a dos animais irracionais. Merecem estes (ao contrário dos racionais, suspeita-se…) cada vez maior atenção, na medida em que são enormes fautores da biodiversidade, elos de uma importante cadeia que urge não romper.
            Estará recordado que foi por isso que, ao planear-se a A5, se deixaram ‘corredores’ para as cobras, as rãzinhas e os sapos, por exemplo, passarem de um lado para o outro. O pior foi que os seus predadores descobriram a senda e lá se prantaram à espreita dos incautos, qual caçador de montaria na porta de uma batida ao javali. Boas intenções!…
            Quando, em Cascais, se abriu o Parque Urbano do Rio dos Mochos (impropriamente chamado de «ribeira»), houve também a feliz ideia de se publicar o livrinho Aves da Ribeira dos Mochos – Cascais, texto e magníficas fotos de um dos seus atentos vizinhos, José Manuel Durão, solenemente ali apresentado a 3 de Março de 2011.
No passado dia 5 de Junho, foi a vez de se apresentar, na EcoCabana (um lugar, sem dúvida, bem simbólico, sito à entrada do Parque Marechal Carmona), o livro As Borboletas de Cascais (a 244ª publicação da Câmara Municipal, desde que existe a inscrição no ISBN), resultante da paciente investigação levada a cabo por João Pedro Cardoso, desde 1977.
De cerca de 100 páginas e complementado por uma ficha de campo, de mui excelente apresentação gráfica, a cores (como não podia deixar de ser), a obra tem prefácio de António d’Orey Capucho; um texto de Patrícia Garcia Pereira (do Museu Nacional de História Natural) sobre a relevância da biodiversidade; introdução, da responsabilidade de Ernesto Maravalhas (membro também ele, como o autor, do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal), com breve historial acerca do interesse pelos lepidópteros (nome do género a que pertence as borboletas) em Portugal. Segue-se o texto propriamente dito, com a identificação ilustrada de espécies emblemáticas, explicitando-se depois os métodos de trabalho utilizados e assinalando-se, em mapa, os locais das intervenções feitas no quadro do Parque Natural de Sintra-Cascais.
24 pranchas ilustradas identificam os espécimes com o seu nome científico e a época de voo. Índice desses nomes científicos e bibliografia completam este bonito volume de capa rija, útil não apenas para os interessados neste tipo de actividade como também para mostrar a beleza, ainda que efémera, como se sabe, das mariposas que nos rodeiam.

Publicado no Cyberjornal, edição de 7-7-2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário