quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dia de S. João Bosco

               Passam hoje 125 anos sobre a morte de S. João Bosco, o sacerdote italiano que fundou a Congregação Salesiana, com dois ramos: o masculino (os Salesianos) e o feminino (as Folhas de Maria Auxiliadora).
            A liturgia católica celebra-o, portanto, neste dia, como é de tradição celebrar-se com uma «festa» nas escolas salesianas, porque, na verdade, a grande obra tanto dos Salesianos como das Filhas de Maria Auxiliadora foi, na sequência dos objectivos traçados pelo seu fundador, o da educação da juventude, mormente da juventude mais pobre e desamparada.
Recorde-se que D. Bosco – como é vulgarmente designado, à maneira italiana – inicia a sua actividade em Turim, uma cidade industrial do Norte de Itália, em Dezembro de 1841, justamente em plena ‘revolução industrial’ que deslocara para as cidades inúmeras pessoas em busca do seu ganha-pão, que nem sempre encontravam; e as crianças eram deixadas ao deus-dará, sem uma rede escolar montada. É com os garotos da rua que D. Bosco começa, preocupando-se, de imediato, em criar ‘escolas’ de artes e ofícios, na medida em que rapidamente compreendera que era nessas ocupações e profissões que se alicerçava o futuro.
        Não se enganou e os colégios salesianos, um pouco por todo o mundo e em Portugal, souberam garantir esse ensino técnico-profissional (de que hoje muitos antigos alunos se orgulham), até ao momento em que, entre nós, uma reforma de ensino desgarrada da realidade o veio a proibir
           Por todo o País se organizam hoje ou no próximo fim-de-semana cerimónias comemorativas.
         No concelho de Cascais, seguramente um dos mais ‘salesianos’ de País, devido à existência de seis estabelecimentos de ensino (dos salesianos, em Estoril e Manique; dois em Cascais e dois no Monte Estoril, das Filhas de Maria Auxiliadora), reúnem-se no sábado, 2, no Centro D. Bosco, na Amoreira, sede da Associação local dos Antigos Alunos Salesianos, que aí também mantém, aliás, um estabelecimento de ensino, nos moldes da lídima tradição salesiana). Celebrar-se-á o Dia Local do Antigo Aluno (contactos: secretaria@aaase.pt, telefones: 214662270 / 961337139 / 966864467).
                                                                       
 Publicado na edição de 31-01-2013 de Cyberjornal:

Sem comentários:

Enviar um comentário