sexta-feira, 4 de outubro de 2013

«Almada por contar»

               Este é o título da exposição que vai encerrar, na Biblioteca Nacional de Portugal, no próximo sábado, dia 5, e que celebra os 120 anos do nascimento de Almada Negreiros (1893-1970).
               Nesse dia 5, porém, a partir das 15 horas, uma das organizadoras da mostra, Sílvia Costa – que prepara, aliás, o seu doutoramento sobre a vida e obra de Almada – fará a derradeira visita guiada à exposição. Quem desejar participar deverá inscrever-se – a inscrição é gratuita – através do endereço rel_publicas@bnportugal.pt ou dos telefones 217986267/68.
               Escreve-se que «há ainda muito por contar sobre Almada Negreiros» e é verdade. A mostra, que tive ocasião de ver demoradamente no passado dia 20, aquando da apresentação pública do seu excelente catálogo, apresenta, numa ‘primeira leitura’, «momentos marcantes da vida e da obra de Almada», nos quais se inserem, por exemplo, os desenhos que fez para a peça Mar, de Miguel Torga, levada à cena pelo Teatro Experimental de Cascais. A ‘segunda leitura’ proposta visa «evidenciar a transversalidade das várias facetas da obra de Almada ao longo do tempo: «a profunda comunhão entre o desenhador e o escritor»; «a desmultiplicação que Almada faz do seu interesse (duradouro) pela Geometria»; «a importância do performer que Almada foi, Homem de Teatro em absoluto, protagonista da sua vida-obra».
               Acaba a exposição, invulgar pela quantidade de documentação inédita que incluiu; fica, porém, o catálogo, mui ilustrado, obra de Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa.

Publicado em Cyberjornal, edição de 04-10-2013:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário