quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Museu do Brinquedo em risco de encerrar?

           Todos os candidatos à Câmara Municipal de Sintra (à excepção de um) passaram pelo Museu do Brinquedo e foram unânimes em considerar que seria crime de lesa cultura não obstar ao seu encerramento. Aguarda-se, pois, que o Presidente eleito, grande apreciador e defensor do Museu, venha a apresentar uma estratégia para a sua sobrevivência.
Estamos, na verdade, perante um valioso património, de igualmente valioso interesse cultural, pois que o Museu tem sido considerado, pela imprensa nacional e estrangeira, como um dos melhores museus do brinquedo existentes. A previsão ‘governamental’ é a de que, a partir de 1 de Janeiro de 2014, a instituição deixe de receber apoio da autarquia, que tem sido de 5000 euros mensais, e, por outro lado, a instituição deverá passar a ser a arrendatária do edifício onde está instalada. Recorde-se que se trata do antigo quartel dos bombeiros, o qual, mediante concurso público de arquitectura, foi adaptado para acolher a colecção de brinquedos, obra que teve custos avultados, visto que houve necessidade de se proceder a completa reconstrução do interior.
A sua ocupação foi cedida à Fundação Arbués Moreira, com a condição de manter o Museu aberto, algumas entradas gratuitas para a Câmara e outras pequenas contrapartidas. Tudo foi cumprido, apesar das naturais dificuldades. O Museu fez exposições itinerantes no país e no estrangeiro, exposições temporárias na sede, empréstimo de peças; desenvolveu o serviço educativo de forma a garantir uma melhor e maior oferta cultural; participou em encontros internacionais de Museus do Brinquedo, onde foi uma referência; apoiou trabalhos de estudantes de vários graus do ensino, entre outros.
            Estamos, pois, na expectativa. Não valerá a pena lançar de imediato uma petição pública de apoio, porque se está convicto de que, enfim, tudo se resolverá pelo melhor. Há, porém, que estar alerta, para entrar em acção logo que seja preciso terçar armas por um projecto que a todos nos honra!
                   
Publicado em Cyberjornal, edição de 9-10-2013:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário