sábado, 21 de dezembro de 2013

A imprensa regional e a história

            Amiúde se tem referido aqui o imprescindível papel que a imprensa local e regional detém no sentido de criar e cimentar comunidade. E Noticias de S. Braz tem sabido cumprir exemplarmente essa função.
            Não posso, por isso, deixar de me fazer eco e de vivamente me congratular – quer como são-brasense quer como historiador – com dois textos publicados no último número (Novembro 2013) do nosso jornal.
            Na série «Cem textos de solidão» (p. 16), Vítor Barros, com aquele seu estilo fluente e deveras aliciante de contar histórias, descreve a conversa com a mãe acerca de como se faziam as papas de milho: «Foi com a minha avó, tua bisavó Francisca, que me habituei a ver e aprendi a fazer as papas de milho que vocês agora por brincadeira querem». Por sinal, elevada que foi, no passado dia 4, a Património Cultural Imaterial a dieta mediterrânica, em que as referidas papas de milho ocupam lugar especial, não é «por brincadeira» que as queremos, é porque assim deve ser! E narra o Vítor tintim por tintim como sua mãe lhe contou – e assim se deve fazer!
            Manuel Brito Guerreiro, por seu turno, sob o título «A vida rural em terras do Alportel», evoca, na página 23, como se vivia, quais os hábitos e os costumes ali, em meados do século XX. É um texto pormenorizado, que guardei, pelas inúmeras informações que dá, de uma experiência vivida, que, se não fosse passada a escrito, corria sério risco de se perder.
            Os meus parabéns, portanto, aos autores (continuem!) e ao nosso director, que tão sagazmente aceita para publicação estes textos portadores da nossa identidade, veículos da nossa memória!

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 205, 20-12-2013, p. 14.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário