sábado, 14 de dezembro de 2013

Lugo: cidade romana, cidade para o turismo

            Situa-se a cidade de Lugo no coração da Galiza, aparentemente fora das rotas turísticas, ainda que, pela sua proximidade com Santiago de Compostela, seja natural ponto de passagem do Caminho de Santiago.
            É, porém, estratégica a sua localização e, por isso, os Romanos, logo nos primórdios do século I da nossa era, para além de ali terem assentado uma das suas legiões, a VI Félix, pensaram em criar aí um centro político-administrativo. Assim nasceu Lucus Augusti, capital de vasta circunscrição administrativa (o chamado conventus Lucensis). Lucus Augusti significa, à letra, «o bosque de Augusto», como se o primeiro imperador romano tivesse querido, com essa designação, convocar as divindades indígenas para abençoar a sua nova conquista.
Fig. 1
            Estão suas actuais muralhas, datáveis do século III, classificadas como património mundial pela UNESCO e, como é óbvio, dado que a área urbana (vide fig. 1) continuou a ser habitada ao longo dos séculos, sob o casario hodierno jazem as mansões dos romanos de outrora. Por conseguinte, sempre que é levada a cabo uma nova obra, de remodelação ou de construção de raiz, há necessidade de prévia intervenção arqueológica; e a preocupação tem sido de preservar o que é de preservar ou simplesmente registar os achados se não representarem vestígio de vulto, digno de ser musealizado.
            Isto significa que, na actualidade, Lugo se apresenta como cidade de visita obrigatória para quem se interessa pelo passado e pela Arqueologia peninsular. As entidades locais souberam investir na recuperação de edifícios romanos significativos, mantendo-os no subsolo das construções, abertos à visita dos interessados.
Fig. 2 - Reconstituição virtual do peristilo (pátio interior)
da Casa do Mitreu
 
            Aí se encontrarão, pois, não apenas os restos desta civilização milenar, mas as explicações do que se vê, disponibilizadas quer através de folhetos e de monografias, quer, de modo especial, de reconstituições virtuais, em vídeos que são passados aquando das visitas. Por exemplo, a «Casa do Oceano» (tem esplêndido mosaico colorido com representação central do deus Oceano) e a «Casa do Mitreu» (integra um local de culto ao deus Mitra) constituem, assim, bem singulares pólos de atracção desta progressiva cidade galega.                 
 
Publicado in Observatório de Turismo (Newsletter do Departamento de Turismo – Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração – ULHT) nº 2, 05.12.2013.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário