sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Eugénio Roque emocionou-se!

             Errava se afirmasse que Eugénio Roque se decidiu escrever um livro aos 75 anos para, de acordo com a célebre frase, se sentir homem completo.
            Emoções, o livro apresentado por Carlos Carranca, no foyer do Teatro Municipal Mirita Casimiro, no final da tarde do passado dia 20, terça-feira, é de poemas, a forma escolhida para partilhar… enodoes experimentadas ao longo de uma vida, sim, mas sobretudo trazidas para o momento presente. Vida multifacetada, como nos conta na contracapa, de «mil ofícios» (dir-se-ia), que ora parece ter assentado definitivos arraiais nos braços da esgrima artística, como Mestre de Armas.
            Justifica-se, aliás, o local da cerimónia e o facto de a ela terem acorrido em massa os estudantes da Escola Profissional de Teatro de Cascais. É que Mestre Eugénio Roque colabora, há vários anos, com o Teatro Experimental de Cascais e com a escola, demonstrando sem dificuldade quanto a esgrima contribui para a formação global do actor, nomeadamente pelo autodomínio que exige.
            Escreveu o autor, em jeito de apresentação, apenas isto:
            «Fui dando tudo o que tinha para dar. Faltava-me dar as minhas emoções. Esta recolha de escritos é uma tentativa para suprir essa falta. Assim eu não devo nada à vida e a vida nada me deve. Estamos quites».
            Carlos Carranca, entusiasmado (como é seu timbre), discordou deste balanço no deve e no haver – porque Eugénio Roque ainda tem muito para dar e nós para dele receber! – e passou em revista os sete capítulos (sete, um número místico!...) por onde os poemas se ajeitam: «interior», «do tempo», «do horizonte», «do Natal», «contigo e com eles», «convosco», «com ela». E realçou como, para além do natural lirismo, patente de modo especial no último capítulo («Lua da minha saudade / Desta saudade de ti / Como se fosse verdade / E o teu lugar fosse aqui», p. 122), Eugénio Roque não se inibiu de assumir uma atitude crítica, acerbamente verberando o status quo político, social, económico e até religioso: «E vão enchendo os bornais / comprando empresas e acções / em negócios de milhões / para as multinacionais». Por isso, «Não perguntes como estou / Estou farto!» (p. 90).
            Emoções é uma edição de DG Edições e a receita total da venda do livro «reverte para apoio aos praticantes de Esgrima Adaptada para Cegos».

                                                                       José d’Encarnação

Fotos de Guilherme Cardoso.
Publicado em Cyberjornal, edição de 22-10-2015:
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&view=article&id=1855:eugenio-roque-emocionou-se&catid=19:literatura&Itemid=30



 

1 comentário: