quarta-feira, 20 de julho de 2016

A Universidade da Experiência

Evocando Manuel Brito Guerreiro
            Cumpre-me saudar a memória de Manuel Brito Guerreiro, que mui recentemente nos deixou.
            Segundo o provérbio indiano muito conhecido, atribuído, por exemplo, a Tierno Bokar, «um velho que morre é uma biblioteca que arde»; a Brito Guerreiro se pode aplicar bem este axioma, embora ele tenha tido sempre a disponibilidade de nada guardar para si das recordações de antanho e nos ter traçado, nas crónicas que foi publicando – e outras estão ainda por publicar –, o que a sua experiência lhe foi ditando ao longo da vida.
            Ficamos-lhe muito gratos.
            E não será despropósito contar o que soube, no passado fim-de-semana (2 e 3 de Julho de 2016), em conversa com uma amiga espanhola: está a considerar-se cada vez mais a hipótese de se deixarem de parte as designações «Universidade Sénior» ou «Universidade da 3ª Idade» para se preferir «Universidade da Experiência». Na verdade, nada mais oportuno: ali se trocam experiências, ali mutuamente nos enriquecemos na partilha de conhecimentos!
            Que descanse em paz, Manuel Brito Guerreiro! Estamos-lhes gratos pelas experiências que tão amavelmente não hesitou em connosco partilhar!

                                                                                  José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 236, 20-07-2016, p. 11.

Sem comentários:

Enviar um comentário