segunda-feira, 1 de julho de 2019

Da Arte de Ler o Tempo


            Sob o patrocínio da Universidade de Coimbra – através do seu Centro de Estudos Superiores em Alcobaça – decorreu nesta cidade, hoje, dia 1, e terá continuidade amanhã, o VI Seminário da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, subordinado ao tema “Da Arte de Ler – o tempo”.
            Hoje, foi dia de comunicações no auditório da Biblioteca Municipal: os docentes da Universidade de Coimbra Carlos Fiolhais e José d’Encarnação falaram, de manhã, respectivamente sobre «Os livros como máquinas do tempo» e «Da arte de ler o tempo entre os Romanos». De tarde, o escritor e imaginauta Carlos Eduardo Silva proferiu a conferência «Percepção e distorção – o tempo na ficção científica, e o escritor Richard Zimler dissertou sobre «Romance histórico».
            O programa de amanhã, a realizar na Escola Secundária D. Inês de Castro, inclui cinco oficinas:
            A bióloga da Universidade de Coimbra Ana Cristina Tavares orientará o tema «Storytelling em Comunicação e Educação de Ciência»;
            Na oficina 2, Paulo Trincão, director do Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra, presidirá ao desenvolvimento do tema «É tempo de explorar a ciência nos livros infantis;
            Na oficina 3, de novo Carlos Eduardo Silva, agoira a proseio da «Anatomia das histórias»;
            Na oficina 4, Maria Antónia Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, orientará «Escrever a vida»;
          – Finalmente, na oficina 5, Joana Bárbara Fonseca, bolseira de doutoramento em Materialidades da Literatura, a concretizar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, será monitora do tema «Fanfiction na era digital: reescritas e recodificações».
            Trata-se de um curso de formação devidamente creditado, dirigido, em especial, a docentes e a bibliotecários, cujas inscrições depressa se esgotaram e constitui uma das iniciativas anuais que o referido Centro de Estudos patrocina, com o apoio também da Câmara Municipal.

                                                                        José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário