quarta-feira, 3 de julho de 2019

A igreja matriz de Alcabideche

          Acertaram quantos apontaram ser este o campanário da igreja matriz de Alcabideche, cujo orago é S. Vicente.
            Tudo o que se sabe acerca desse templo e da vida religiosa que, em torno dele, se desenvolveu ao longo dos séculos pode ver-se, com muito proveito, no livro que Guilherme Cardoso, Jorge Miranda e † Carlos Andrade Teixeira escreveram, intitulado Registo Fotográfico de Alcabideche e Alguns Apontamentos Histórico-Administrativos, livro publicado em 2009 pela Junta de Freguesia local. Vejam-se, de modo particular as páginas 63-79.
            A actual construção é posterior ao terramoto de 1755; contudo, a igreja foi erguida em local de tradição religiosa anterior, pois que aí se encontraram vestígios da época romana.
            Está o templo intimamente ligado à tradição de Nossa Senhora do Cabo, cuja imagem peregrina de vinte e cinco anos o visita; e também às festividades do Espírito Santo e respectivo bodo.
            Vale a pena reler as páginas referidas onde, por exemplo, se diz do que relatavam os visitadores: questões de bruxas, de bebedeiras por perto, de dinheiros desviados… Vale a pena! Claro: outras informações menos ‘picantes’ ali igualmente se encontram…

                                                           José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário