sábado, 2 de novembro de 2019

Patrimoniices cascalenses 37 - O monumento na Areia!


            Apesar de apenas ter mostrado um pormenor do monólito que sustenta a cruz, também de pedra, todos os que aceitaram o meu desafio de descobrir «onde é que isto está» acertaram: trata-se do monumento que, à entrada nascente do lugar da Areia, foi erigido pelos nacionalistas espanhóis, em memória do General José Sanjurjo y Sacanell, 1º Marquês do Rife.
            Foi Sanjurjo um dos principais conspiradores da revolta militar que levou ao incio da Guerra Civil Espanhola. Exilado no Estoril, decidiu partir para Espanha num pequeno bimotor, tendo-o, porém, sobrecarregado e foi precisamente esse excesso de carga – e não qualquer acto de sabotagem – que determinou a queda da aeronave, a
20 de Julho de 1936, pouco depois de ter levantado voo do aeródromo da Quinta da Marinha.
            A placa que, no monólito, recorda o acidente tem sido alvo de maus-tratos por parte, naturalmente, dos inimigos políticos da sua causa; por isso, a que actualmente lá está (fig. 2) é uma cópia do original.
            Junto a foto total donde ‘retirei’ o pormenor publicado (fig. 1) e, com a devida vénia, do espólio fotográfico de Guilherme Cardoso, a imagem dos populares a observarem os destroços do aparelho despenhado (fig. 3), assim como um instantâneo colhido frente ao parque do Estoril do funeral de José Sanjurjo y Sacanell, a 22 de Julho (fig. 4). O caixão ia numa carreta puxada por dois cavalos. Esta foto, de autor desconhecido, foi publicada na pág. 130 do livro Estoril Passado a Preto e Branco, edição bilingue da Associação Cultural de Cascais, datada de 1996.


                                               José d’Encarnação


Fig. 1 - O monumento na sua totalidade
Fig. 2 - Os dizeres da placa actual
Fig. 3 - Populares observam os destroços do aparelho sinistrado
Fig. 4 - Instantâneo do funeral de Sanjurjo, diante do Parque do Estoril
 

Sem comentários:

Enviar um comentário