domingo, 20 de junho de 2021

Esta palavra «paixão»

            Dei por mim a pensar no verdadeiro significado da palavra «paixão», esse um impulso quase irresistível, dominante, difícil de explicar.
Costuma dizer-se que a paixão cega, porque só ilumina com forte chapada de luz o objecto dessa paixão, deixando propositadamente tudo o resto na mais completa escuridão.
Sobre a cólera, escreveu Saint-Exupéry:
«A cólera não cega ninguém; ela é cega por natureza» («La colère ne rend pas aveugle: elle naît d’être aveugle» – Citadelle, Gallimard, Paris, 1948, p. 474).
O mesmo se poderá dizer da paixão: irrompe – e uma pessoa fica apanhada na teia e nem se apercebe bem porquê.
          No meio de uma troca de correspondência com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, enviei em anexo, em jeito de cumprimento, a foto dum recanto do nosso jardim. E recebi esta resposta:
«Muito agradecemos a foto das belíssimas rosas do vosso jardim. A minha mãe adora rosas e orquídeas, por isso é a cuidadora das flores do meu pequeno jardim. Eu limito-me a fotografá-las! […] Fotografia é mais que um hobby, é uma paixão para mim. Infelizmente com pouco tempo para me dedicar a ela».
          Comecei a compreender melhor a razão por que muitos amigos estavam a pôr flores na sua página do Facebook. Sobretudo os de mais idade.
Pouco tempo antes dessa correspondência, eu chegara à fala com Fernando Ferreira, que, «aos 40 anos» – como escreve em breve apresentação biográfica – «teve finalmente a possibilidade de comprar uma máquina fotográfica digital, o que veio impulsionar a sua paixão». Cá está a palavra, outra vez! E veja-se no que deu:
          «Gostava de um dia poder registar a Fauna e Flora do concelho de Vila do Conde, inclusive de toda a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, para posteriormente publicar e expor todos esses registos à população em geral, fazendo também a divulgação didáctica do seu trabalho pelas Escolas, de forma a alertar e dar a conhecer todo o tesouro natural que temos e que devemos preservar».
            Abençoado!
          Um ‘tesouro’ que, naturalmente, eu convido a espreitar já na respectiva página do Facebook: «Fernando Ferreira Photography!».

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 801, 15-06-2021, p. 11.

Mosca Tigre (Eristalinus taeniops) - Foto de F. Ferreira

1 comentário: