sexta-feira, 7 de outubro de 2022

A corrida

             – Ora está tudo nos conformes. Antevê-se uma rota bem serena. Ficas aqui aos comandos, que eu vou à casa-de-banho e depois quero ir dar uma beijoca à Madalena.

            Esqueceram-se de desligar o som, todos os passageiros ouviram, sorriram e… a Madalena, chefe-de-cabine, desatou a correr para o «cockpit». A meio, a senhora idosa sentada do lado da coxia pôs-lhe o braço à frente:
            – Não precisa de correr, Amiga! Ele ainda vai primeiro à casa-de-banho, não ouviu?
            Curioso. É nos aviões, que tanto encurtam as distâncias, que se acaba por ter mais pressa. Antes de os motores pararem, já uma série de passageiros se levantou. Desnecessariamente. Aliás, houve até um publicitário que bem aproveitou a deixa:
«Já viu que os motores ainda não pararam e já há muita gente de pé? Para quê tanta pressa? Uísque X… para saborear sem pressas!».
Esquece-se a vetusta sabedoria popular: «Devagar se vai ao longe». Tudo se tem de resolver no momento!
Acho piada a quem anda sempre de auricular enfiado na orelha, para não deixar de atender logo a chamada.

¿E quando o cidadão está todo ensaboado na banheira, toca o telefone, vem a atrapalhação, onde é que eu deixei o telefone, e onde é que está a toalha?… Se não tem cuidado, arrisca-se a escorregar, lá torce um pé e… entretanto a chamada caiu! E estou com as mãos molhadas para saber quem é que me telefonou. Que chatice! Bolas, lá me escorregou o telemóvel! Sorte que não caiu na água, mas no chão. Compreende-se bem que a frase não foi bem essa «lá me escorregou…»; a palavra certa feminina, tinha de ser dita, para afugentar agoiros. Mesmo que o ambiente fosse, no momento, bem cheiroso, plenamente ao oposto do que a palavra insinuara. Que chatice!
Chatice nenhuma, amigo! Nada de pensamentos negativos! Primeiro, não se leva o telemóvel para a casa-de-banho; depois, o banho precisa de ser reconfortante, não é apenas dar umas lambuzadelas e já está! Portanto, os afazeres ou os amigos que esperem, há tempo de os atender. Como há dias me lembrava o Lampreia, «Há tempo para tudo, já lá diz a Bíblia!».
E é verdade!

                                                           José d’Encarnação

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 830, 01-10-2022, p. 12.

1 comentário:

  1. Achei muita piada ao texto e ri-me a imaginar duas coisas:
    Primeira, as palavras latentes, mas bem à janela da vontade. São tão "libertadoras", diria uma piteca que conheço e já diz cada uma!...
    A outra lembrança, é a de um filme cómico (italiano, sim) em que o cozinheiro se esquecia de desligar o microfone depois das ordens do comandante. E na parada, onde se recebiam solenemente as altas individualidades, ouviu-se cada uma...
    Em relação ao miolo do texto, se o telemóvel cair na água do banho, bem feito. Já é obsessão esquecerem os chinelos ou o gel de banho, mas nunca o telemóvel!
    Depois lá sai a palavra...Muito grata pela publicação. Um abraço.

    ResponderEliminar