terça-feira, 25 de maio de 2010

Depressa, depressa!...


Há certas frases que, pela vida fora, nos vão ficando perenes na memória, muitas vezes sem que os que as proferiram se hajam apercebido do eco que elas tiveram nos outros. Sucede isso com os professores, para o bem e para o mal, quando uma frase dita no momento certo ou no momento errado marca indelevelmente um estudante...
Assim, uma que ouvi a Manuel da Fonseca, não muito tempo antes da sua morte, entrevistado na televisão. Causava-lhe muita impressão a pressa que as pessoas tinham; andavam a correr, amiúde acotovelando os idosos, mais lentos, portanto, no seu caminhar pelas ruas; e isso impressionava-o muito: «Porque correriam tanto?».
E a frase surgiu-me de novo quando li que o nosso presidente da Câmara estivera presente, a 12 de Fevereiro, nos estúdios da TVI 24, no âmbito do movimento Slow City, de que, em Portugal, S. Brás de Alportel faz parte, juntamente com Tavira, Silves, Lagoa e Vizela (esta, recém-candidata a integrar o movimento). Trata-se de uma rede criada em Itália, em 1999, por Paolo Saturnini, cujo símbolo é o caracol e que abrange mais de uma centena de localidades a nível internacional. Obrigam-se a privilegiar a alimentação saudável dos seus habitantes, o espírito de convivência, a prática de exercício físico, o respeito pela cultura e costumes tradicionais; ou seja, a procurar garantir que haja ali uma vida calma.
Excelente ideia!

Publicado em «VilAdentro», de S. Brás de Alportel, nº 136 (Maio 2010) p. 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário