domingo, 4 de setembro de 2011

Escoural - Uma Gruta Pré-Histórica no Alentejo


Foi apresentada, no passado dia 30 de Julho, a monografia Uma Gruta Pré-Histórica no Alentejo – Escoural, da autoria de António Carlos Silva, acto que assinalou também o fim de diversas obras de melhoramento na gruta e sua envolvente promovidas pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN).


De mui excelente concepção gráfica, é edição daquela Direcção Regional e o autor teve também a colaboração de António Martinho Baptista. Fotografias (a cores e a preto e branco), magníficas; os desenhos, mui elucidativos! 143 páginas densas de informação, mas que se devoram num ápice!

Após um primeiro capítulo em que se dá conta do que foram os difíceis e titubeantes passos desde a descoberta da gruta até ao seu reconhecimento internacional, historia-se miudamente o que foram cinco décadas de investigação, nas suas três fases: as escavações do Museu Etnológico (1963-1968); o reconhecimento do santuário rupestre exterior e as escavações no povoado calcolítico (1977-1984), a cooperação luso-belga e o projecto de valorização (1989-1993).

O capítulo seguinte constitui o fulcro do volume, pois que aí se assinala o que, do ponto de vista científico, o achamento desta gruta e os trabalhos nela desenvolvidos permitiram conhecer acerca dos caçadores neandertais, da sua arte parietal, e o caminho para a primeira utilização da agricultura como forma de subsistência, e o que nos conta o espaço exterior…

Finalmente, a colaboração de A. Martinho Baptista para oportunas considerações de comparação entre esta arte rupestre e o que se encontrou no Vale do Côa, concluindo:

«Não sendo uma gruta com uma grande decoração pictórica, mas com muitas gravuras incisas e até algumas picotagens, o Escoural integra-se bem no grande ciclo da arte paleolítica ocidental, trazendo outra luz ao melhor conhecimento da nossa arte paleolítica de ar livre».

Ficamos, assim, mais ricos. E estão de parabéns o Autor e a DRCALEN!

A Gruta do Escoural situa-se na freguesia de Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário