domingo, 17 de junho de 2012

O trabalho da pedra

      Congratulo-me com as iniciativas que visam lembrar quanto foi importante, no século passado, o trabalho da pedra no nosso concelho, designadamente devido às pedreiras dos Funchais.
      Ainda não desisti de que – para além do geoponto – algo mais se faça no nosso concelho para mostrar como, por exemplo, depois de terem aprendido em Marrocos as novas técnicas de trabalhar a pedra, os são-brasenses demandaram Cascais e aí as deram a conhecer aos saloios, que tinham outra forma de laborar.
Continua por acabar o monumento aos canteiros em Bordeira, que ostenta a inscrição «Saudade 2009», mas que tem uma superfície emoldurada para nela certamente se inserir uma inscrição comemorativa, cujo teor importa estudar. Aliás, acho que, neste domínio, os municípios de Faro e de S. Brás deveriam dar as mãos. Agrada-me sempre ver aquela casa próxima das pedreiras, que manteve no jardim estratos calcários à mostra.
No âmbito das festas populares de Tires (S. Domingos de Rana, Cascais) deste mês de Junho, houve a iniciativa de se apresentar, como que em minimuseu, as ferramentas com que se trabalhava, os ambientes, as fotografias… Claro, as memórias saloias. O monumento que há anos erigimos em Birre, no coração da freguesia de Cascais, é mais cosmopolita e refere os são-brasenses, hoje ainda muito recordados, apesar de as pedreiras também se encontrarem já inactivas por essas bandas.

[Publicado em Notícias de S. Braz, nº 187, 20-06-2012, p. 15].

Sem comentários:

Enviar um comentário