sexta-feira, 29 de junho de 2012

Escola de Ana Mangericão dá lições no CCB

            Decorreu na noite do dia 27 (quarta-feira), na grande auditório do Centro Cultural de Belém, a apresentação de final de ano das classes de bailado da Escola de Dança Ana Mangericão, sita, como se sabe, na Urbanização do Buzano (freguesia de S. Domingos de Rana).
            Ao vermos passar pelo palco, com grande à-vontade, enorme aprumo e sentido de responsabilidade, num profissionalismo que suporíamos bem difícil de atingir por crianças de tão tenra idade e por jovens que tão amiúde são apodados de inconscientes e levianos, num total de (pasme-se!) 402 participantes, alguns deles de mui tenra idade – imaginamos (sim, imaginamos, porque, no fundo, acabamos por não saber ao certo como é…) todo um trabalho dedicadíssimo de um corpo docente que, briosamente liderado por Ana Mangericão, faz das tripas coração, consegue inocular nos alunos uma disciplina, um gosto, uma entrega sem igual!
            Assim – até por sabermos quanto foi difícil o estado de saúde de Ana Mangericão (e ela própria o diz na apresentação do programa) – assim vale a pena acreditar, vale a pena demonstrar que ‘isso de bailado’ não é mero entretenimento de gente que nada mais tem que fazer: como Arte, como Cultura, o Bailado contribui eficazmente, mui eficazmente, para a disciplina, o rigor, no total adestramento da atenção, no domínio do gesto e da expressão corporal. Depois de cada lição, o aluno vem para casa e para a rua com um outro espírito, um outro olhar, uma outra vontade de vencer.
Foi, pois, uma delícia para quantos – familiares e amigos – encheram o grande auditório assistir ao resultado de mais um ano de trabalho, num espectáculo magnificamente montado, subordinado ao tema «As artes na construção de valores». Daí que cada bailado obedeça a um desses valores que se preconizam: na literatura, o respeito, a cooperação, a cidadania; no teatro, a ética; no cinema, a perseverança; na pintura, a liberdade; na escultura, a solidariedade; na dança, a partilha, a cumplicidade e a lealdade; na música, a amizade, a humildade, a honestidade, a justiça, a integridade, a participação e a responsabilidade.
E se, na cidadania, com coreografia de Alexandra Barbosa da Silva, nos deliciámos com os pequenitos, disfarçados de animais do nosso quotidiano doméstico, na ética, encenada por Teresa Corte-Real, os alunos de Movimento e Dança mostraram como as artes se fundem e nos maravilham. Encantaram-nos, como sempre, as turmas de sapateado (a retratar a perseverança insistente das cenas de filmagens). Foi bonita a ‘cumplicidade’, coreografada por Patrícia Cayatte; brilharam os alunos dos 3º e 4º ano vocacional, com Leonor Ramos e Guilherme Leal (uma esperança, este rapaz!), na Lealdade, coreografada por Caroline Chapman. Ternurenta, pelo intenso simbolismo do guarda-roupa, a Humildade, coreografada por Ana Mangericão… E, a finalizar, «Responsabilidade», numa sugestiva coreografia de Alexandra Barbosa da Silva e Susana Rodrigues, com a sempre agradável banda sonora de «Música no Coração», interpretada pelos mais pequenininhos (níveis 0, 1A e 1B) deixou-nos na boca o gosto amargo de… querermos ainda mais!
Lindo, o guarda-roupa (que trabalheira não deve ter dado!...); graciosos e sempre bem sincronizados, os movimentos; excelente, a integração das idades… Uma lição! Parabéns!
Entre os convidados, a Dra. Ana Clara Justino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Cascais, o Comendador Joaquim Baraona, da Academia de Letras e Artes, e a Drª Cristina Pessoa, em representação da DRELVT – Ensino Artístico.

                                [Publicado no Cyberjornal, de 29-06-2012]

Sem comentários:

Enviar um comentário