segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Exposição de escultura dinamiza Cidadela

            Por iniciativa de uma das lojas sediadas no espaço comercial da Cidadela de Cascais, a Work.Ink, inaugurou-se no passado dia 13 uma exposição de peças escultóricas em pedra (mármore e basalto) e bronze, da autoria de Mathias Contzen, mostra que ali estará patente até 18 de Novembro.
Natural da Alemanha (1964), Mathias Contzen cursou Arquitectura na Academia de Belas Artes de Trier (1987), e está radicado em Cascais há 15 anos. O seu trabalho “Duas Bailarinas Seduzindo o Rei" foi galardoado, em 2002, com o prestigiado Prémio City Desk, outorgado pela Fundação D. Luís I, em colaboração com a City Desk.
Subordinada ao tema «My Pocket Universe», como se o artista quisesse pôr no bolso o Universo, dando largas à sua imaginação e convidando-nos a passear não apenas pela antiga praça de armas da Cidadela mas também por um dos corredores da nova pousada e, até, no cimo da escadaria que dá acesso ao caminho de ronda, a exposição integra 25 peças, de excelente confecção e mui agradáveis de se ver, perfeitamente enquadradas, aliás, na serenidade acolhedora da moldura arquitectónica envolvente.
            Bem simpático convívio num final de tarde como voltaram a ser os finais de tarde do bonançoso Setembro cascalense e não nos admiraria se el-rei abrisse sorrateiramente uma das janelas do seu palácio fronteiro para espreitar o que se passava!... Por volta das 19 horas, o conhecido saxofonista de jaze Mark Cain deliciou-nos com algumas das muitas músicas do seu repertório, que bem se adequava, portanto, ao evento que estávamos a viver.
O espaço da Cidadela revelou-se, pois, mais uma vez, extraordinariamente sugestivo para realizações deste tipo e bem será que os cascalenses depressa se reconciliem com um conjunto monumental que estavam habituados a ver como interdito.



Parabéns a Mathias Contzen! Felicidades para a Work.Ink.

Publicado no Cyberjornal, edição de 16-09-2012:

Sem comentários:

Enviar um comentário