sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Relançamento do Jornal da Região

             Após ter estado um ano em versão digital, o nosso prezado colega Jornal da Região foi relançado, em Sintra, no passado dia 9, em papel, com a edição nº 0 da série IV.
            A cerimónia ocorreu no final da tarde, num hotel de Sintra, que serviu bem agradável coquetes, na presença de uma centena de convidados, entre os quais se contou o presidente da Câmara local, Dr. Basílio Horta, e alguns dos vereadores, um vereador da Câmara de Oeiras, figuras das empresas, do turismo e da Comunicação Social. A Câmara de Cascais não se fez representar.
            Adriano Lourenço, administrador da Monde Visionnaire – Comunicação Social, S. A., ora proprietária do título, saudou as entidades presentes e deu conta dos objectivos a atingir pela publicação ora reaparecida, depois de ter sido, de facto, há 18 anos, o primeiro jornal de distribuição gratuita na área da Grande Lisboa. Pretende-se continuar a dar uma informação de proximidade, aberta à participação de todos, disse, uma «janela aberta» sobre as populações de Cascais, Sintra e Oeiras – que disporão de edições semanais autónomas. Sublinhou que o ‘anterior’ Jornal da Região ‘sucumbira’ devido a problema de gestão e não de pessoal; por isso, foi ‘recuperada’ a equipa de profissionais, apostando-se na qualidade, na independência, uma ‘voz activa’ na divulgação das iniciativas.
            Paulo Parracho, que já era Director do jornal há vários anos, salientaria, por seu turno, que se pretende fazer um «jornal metropolitano» virado para as pessoas, independentemente de credos ou opções políticas, onde vão reflectir-se as figuras típicas de cada região, tudo o que é força viva, uma tribuna dos leitores para também prontamente acolher as suas opiniões. A tiragem será de 60 000 exemplares, abrangendo um total estimado de 750 000 leitores. Terminou agradecendo à equipa e aos respectivos familiares.
            A finalizar, Basílio Horta garantiu que toda a crítica será bem-vinda e respeitada, os mandatos servem para nos irmos aperfeiçoando e, aliás, frisou, há aspectos da vida e das necessidades das populações que só a nível local se enxergam e não quando estamos no Governo ou na Assembleia da República. E, no que concerne a Sintra, tantos são os projectos em curso que Jornal da Região terá muitas notícias para dar!
            Ainda que não tenha havido por parte de nenhum dos oradores qualquer referência aos seus colegas locais (recorde-se, por exemplo, que Jornal de Sintra comemorou 80 anos em Janeiro…), cumpre-nos, da nossa parte, saudar este relançamento, com que nos congratulamos. Todos não seremos de mais para ajudar a população a tomar consciência do que lhe compete fazer para melhorar as suas condições de vida e para chamar a atenção dos autarcas no sentido de mais ajustadamente servirem os legítimos interesses do Povo que os elegeu. A informação constitui, de facto, como também sublinhou Basílio Horta, uma necessidade vital! Sem repercussão pública, uma iniciativa, por mais relevante que seja, corre sério risco de bem depressa ser olvidada! E esse é o papel imprescindível da Comunicação Social local!

Publicado em Cyberjornal, edição de 10-10-2014:

Sem comentários:

Enviar um comentário