segunda-feira, 5 de março de 2018

Estreitadas as relações entre Portugal e a Alemanha

      Nos discursos que precederam o jantar oferecido, no Palácio da Ajuda, no dia 1, pelo Presidente da República ao Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, foi por ambos os estadistas proclamada a vontade de, na presente conjuntura, se estreitarem as relações entre Portugal e a Alemanha.
      Referiu-se Marcelo Rebelo de Sousa aos muitos alemães que vivem e trabalham em Portugal e à existência de uma grande comunidade portuguesa na Alemanha, sublinhando como tanto uns como outros contribuíam eficazmente para o bom relacionamento entre os dois povos.
      Começou por afirmar o Presidente da RFA: «Ainda não se completou um dia desde que cheguei a Portugal e já quase que me sinto em casa». Referiu-se, de imediato, ao facto de ambos terem feito «uma viagem de eléctrico pela sua magnífica capital na famosa linha 28».
      Salientou quanto o impressionara «a recuperação económica que Portugal alcançou ao longo destes últimos anos», desenganando, assim, os «muitos cépticos que viam o vosso país muito lá em baixo à esquerda, não apenas no mapa da Europa mas também no que se refere às expectativas de crescimento e às avaliações politicas», mediante a adopção de «um espírito reformista e pragmático que é realmente exemplar».
      Não deixou de se manifestar «fascinado com a maneira como o vosso país respira história europeia e, ao mesmo tempo, tem revelado vezes sem conta a audácia de partir em busca de novos horizontes». Portugal, sublinhou, «país de descobridores e de construtores de pontes, tanto em pequena como em larga escala». E, neste aspecto, depois de já ter referido a escolha de Mário Centeno para presidente do Eurogrupo, lembrou a eleição de António Guterres para Secretário-Geral das Nações Unidas.
      No final de cada discurso, os cerca de 120 convidados brindaram de pé, com um cálice de vinho da Madeira, à amizade luso-alemã e ao futuro comum na Europa.
      Após a sobremesa – papo de anjo com morangos de Sintra e mirtilos – o Coro Lopes Graça interpretou, sob a direcção artística de José Robert, canções de Fernando Lopes Graça relacionadas com quatro regiões do país: o Alentejo, o Minho, Trás-os-Montes e Beira Baixa.

                                          José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, 02-03-2018:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário