segunda-feira, 11 de abril de 2022

A arte de fazer falar o mármore

            Está patente na Galeria de Arte do Casino Estoril a exposição  “Lá do Sol… … Para lá do Sol”, da autoria do escultor Filipe Curado. 12 elementos escultóricos, onde o rigor da matéria define cenários e atmosferas aparentemente familiares aos nossos olhos. Com entrada gratuita, até 18 de Abril.
            É a segunda vez que a galeria acolhe, individualmente,  as obras do escultor nascido em Leiria (1978), que aos 20 anos se iniciou nesta difícil arte de fazer o mármore falar. E nós, que temos os cinzentos ruivinas de Rio de Moinhos, os verdes de Viana do Alentejo e, sobretudo, os brancos e os rosados de Estremoz / Vila Viçosa, da predilecção de Filipe Curado. 
            Escreve-se no catálogo (também ele uma ‘peça’ a guardar!) que o mármore, sendo «cerne da própria terra, recria aqui paisagens que nos propõem uma viagem imaginária para lá do nosso horizonte, onde o sentido de elevação e a coexistência de pontos opostos cria momentos idílicos». Palavras bonitas, sim; contudo, até não deixam de ser verdadeiras para quem, com algum vagar, se detenha perante as propostas do escultor: aquela árvore como que postada, só, no cimo da montanha; ou aqueloutras, agrupadas, como que a galgar distâncias… E tudo numa claridade que não ofusca mas convida à reflexão.
         Tente, amiga(o), dar uma saltada para ver de perto; caso não possa, não deixe de dar uma olhadela – sem pressas! – às imagens que ilustram esta mui singela mensagem.
                                                                      

                                                                                              José d’Encarnação 

Publicado em Duas Linhas, 7 de Abril de 2022: https://duaslinhas.pt/2022/04/a-arte-de-fazer-o-marmore-falar/

 

Sem comentários:

Enviar um comentário