segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Deita-se a parede abaixo! - A violência na publicidade

Pensei eu, na minha ingenuidade, que mui rapidamente haveria um movimento de opinião contra o anúncio e que, por consequência, ele iria ser prontamente retirado.
        Não foi.
        Não terá havido movimento contra.
E eu estou, portanto, na minha de bota-de-elástico, de estúpido defensor das crianças, das obras d’arte, da não-violência, que já nos bastam as imagens de devastação vindas da guerra na Ucrânia. Tudo assuntos doutras eras e eu deveria era ficar mudo e quedo no meu cantinho…Não fico.

Custa-me ver o ar amedrontado da jovem (embora saiba que é publicidade montada), quando se dá conta de que o pai, para lhe dar rede da Internet, decide pegar no camartelo e abrir à marretada um buraco na parede da sala, estragando quadros, fazendo estremecer tudo, para os filhos terem rede, uma vez que a da operadora contratada não atravessa paredes.

Ai não atravessa? Eu já trato disso! E há o rosto façanhudo do pai. E há o rosto assustado da jovem. E o anúncio continua a ser exibido na RTP 1!

 

                        José d'Encarnação

Publicado em Duas Linhas, 25-01-2023: https://duaslinhas.pt/2023/01/deita-se-abaixo-a-parede/

 

1 comentário:

  1. De: Maria Sancho
    26 de janeiro de 2023 16:56
    Devo dizer-te que não gosto da publicidade "Deita-se parede abaixo".
    A primeira vez que vi, assustei-me, achei disparate.

    De: Maria Lopes
    26 de janeiro de 2023 15:07
    É o fim que nos anunciam: abra-se a parede. No meu tempo, abrir a parede era precedida de um ato mágico, quase cantado harmonicamente: “Abre-te, Sésamo!”. Hoje, tudo se abre com força, com violência. E tem razão em ser velho do Restelo, porque é muito mais agradável adormecer com a história que tem «abre-te, Sésamo!» do que com a rede que traz histórias destas.

    De: Luis
    26 de janeiro de 2023 21:37
    Tens todo o meu apoio, Grande Amigo. Este mundo é de doidos.

    De: Marlene
    Enviada: 26 de janeiro de 2023 23:08
    Comungo inteiramente da sua opinião!
    Aliás, também não gosto nada do ovo da MEO em que o Pai Natal está preso.

    De: Maria Helena
    27 de janeiro de 2023 15:20
    Tens toda a razão.
    A instigação à violência está em todo o lado.

    ResponderEliminar