quinta-feira, 5 de março de 2015

Alegria e sistema preventivo

            Evoco amiúde os meus tempos salesianos, quer como estudante quer como professor embebido do que sempre nos acostumámos a designar de «espírito salesiano».
          Como docente, a proximidade era de regra: o carisma a que D. Bosco chamou de «sistema preventivo». Prevenir, mil vezes melhor do que remediar – essa, a estratégia. E, por isso, não revejo uma escola salesiana sem ter, no pátio, os professores a jogar com os estudantes, a confraternizar com eles; sem imaginar um palco onde professores e alunos cantam, representam, declamam… Uma presença que não intimida nunca, é a do irmão mais velho, que não desdenha dar um pontapé na bola, pegar na raquete, sujeitar-se a poder falhar ao querer encestar no basquetebol… Está ali. Não são precisas palavras nem gestos. Basta estar, jogar, sorrir.
            Exacto: sorrir! Que essa é a outra faceta que não esqueço. Educar na alegria. A incitação de S. Paulo aos Filipenses (4, 4), que D. Bosco repetia: «Alegrai-vos, de novo vos digo: alegrai-vos!». Mantém todo o seu expressivo valor. Numa época em que a capacidade de se maravilhar está a esmorecer; em que abrir a janela pela manhã e proclamar ‘está um lindo dia para sorrir!’ não é atitude quotidiana - e devia ser!
                                                                       José d’Encarnação
 
Publicado no Boletim Salesiano nº 549 (Março/Abril 2015) p. 38.

Sem comentários:

Enviar um comentário