quinta-feira, 16 de abril de 2015

Faleceu padre salesiano, com a provecta idade de 103 anos!

            Encontrava-se na Residência B. Artémides Zatti, anexa à Escola Salesiana de Manique, o Padre Manuel Geraldo Gonçalves, que faleceu na passada terça-feira, 14, no Hospital de Cascais, com a provecta idade de 103 anos.
            Celebraram-se, no dia seguinte, na capela da escola, as exéquias fúnebres, com a presença de irmãos das várias comunidades salesianas, seguindo-se o funeral para o cemitério da Galiza.
            O Padre Manuel Geraldo fez a profissão religiosa em 1934, entrando assim para a Congregação Salesiana e foi ordenado sacerdote em 1943.
            Partiu em 1955, como missionário, para Moçambique, onde permaneceu até 1974, desenvolvendo aí intensa, variada e prestigiada actividade pastoral e organizativa, afirmando, dessa forma, a presença salesiana.
            Recorde-se que, além das escolas que asseguram no continente, os Salesianos alargaram a sua acção educativa e missionária à Madeira (Escola de Artes e Ofícios do Funchal), a Cabo Verde, a Moçambique, Goa, Macau e Timor. Neste último território realcem-se as figuras de D. Ximenes Belo, bispo salesiano, e Xanana Gusmão, antigo aluno. Em Moçambique, a actividade – a que esteve intimamente ligada a figura do Padre Geraldo ora falecido – foi (e continua a ser!) a todos os títulos meritória, mormente no apoio à juventude carenciada, bem como à população em geral. Seguindo as pisadas do seu fundador, S. João Bosco, os Salesianos foram pioneiros na criação e manutenção de escolas de ensino técnico-profissional.
            À família salesiana enlutada apresentam-se os mais sentidos pêsames, na certeza de que são exemplos de dedicação ao próximo como o que o Padre Geraldo legou que continuarão a ser fortes testemunhos para todas as gerações.
            As fotos que ilustram este apontamento foram gentilmente cedidas pelos serviços de Relações Públicas da Congregação. Bem hajam! Ilustram um instantâneo da vida missionária do venerando sacerdote e um outro da comemoração do seu centenário, na comunidade de Manique.

                                             José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, edição de 16-04-2015:

Sem comentários:

Enviar um comentário