segunda-feira, 27 de março de 2017

Uma justa homenagem

            Quisera dar título mais sugestivo a esta crónica; mas, afinal, mantive-me no que é, aparentemente, um lugar-comum.
            O voto de louvor proposto e unanimemente aprovado na sessão camarária de 7 de Fevereiro último a Manuel João Faísca, atleta são-brasense de 72 anos, que continua a acumular vitórias, merece, também ele, louvor.
            Não há dúvida que Manuel João Faísca, da equipa de Atletismo da Associação Cultural Sambrasense tem brilhado a nível nacional e internacional, nas mais diversas provas e ainda se mantém jovem, apesar de ancião, contribuindo, assim, como reza a proposta do vereador Acácio Martins, «para uma boa educação desportiva» e constituindo «incentivo a todos os atletas e essencialmente aos jovens do nosso concelho». Justo é reconhecê-lo, alargado que foi – e bem! – esse louvor «aos colegas, familiares, equipa e a todos aqueles que o apoiam incondicionalmente».
            No entanto, o que a mim mais me conforta, para além do facto de Manuel Faísca se juntar assim a uma plêiade de são-brasenses que, nas mais diversas actividades, ultimamente têm dado brado a nível nacional e têm contribuído para colocar S. Brás de Alportel, pelas melhores raspões, no centro dos noticiários nacionais, o que mais me conforta é a atitude camarária. Temos exemplo de muitas câmaras que, apesar de se proclamarem pelos munícipes, pelas pessoas, não têm a sensibilidade suficiente para honrar quem, de uma forma ou doutra, honra o seu município. E em S. Brás de Alportel não é assim!
            Por isso, o meu regozijo é duplo: pela juventude de Manuel Faísca (já não posso dizer «quando for gd quero ser como ele», porque temos exactamente a mesma idade e, por mais que ‘pedalasse’ nunca lhe chegaria aos calcanhares, porque a minha ‘guerra’ é outra) e , de modo muito especial, pela atitude, de muito louvar, do executivo camarário que temos. Um duplo abraço de parabéns!

                                                           José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 244, 20-03-2017, p. 11.

Sem comentários:

Enviar um comentário