domingo, 29 de setembro de 2019

Patrimoniices cascalenses 36 - Arte nova no Alto Estoril

              A intenção de apresentar em pormenor este azulejo, que ornamenta a fachada de uma casa no Alto Estoril visou, fundamentalmente, chamar a atenção para o facto de ser essa uma zona do concelho de Cascais onde, no começo do século XX, os arquitectos se aprimoraram não apenas no requintado e original desenho das moradias mas, de modo especial, na escolha dos seus ornamentos azulejados.
          Bem sei que também o Monte Estoril é viveiro desses exemplares. De facto, a época é a mesma, a Arte Nova seduzia, mormente na aplicação de frisos em que os motivos ornamentais se desdobravam em motivos florais estilizados, avultando aqui a além uma figura, de inspiração mitológica, religiosa ou, simplesmente, imaginada do quotidiano.
            No caso vertente, seríamos tentados a ver na elegantíssima figura feminina a deusa Flora, tão rodeada ela está, mormente em torno da cabeça, dos atrás referidos motivos florais, caros à estética da Arte Nova.
            Onde se situa o prédio? Ora aí está o segredo! Não o poderia desvendar, porque a intenção é precisamente a de sugerir um passeio atento e vagaroso pelas ruas do Alto Estoril sobranceiras ao Vale de Santa Rita!
                                                                        José d’Encarnação

1 comentário:

  1. Prof. José D´Encarnação. Grato pela publicação. A Arte Nova é para mim muito especial. Esta simbióse da Mulher e a Natureza de formas sempre fluídas e plenas de vida colócam-nos num patamar que toca o sublime. Obrigado e Forte Abraço!

    ResponderEliminar