domingo, 29 de setembro de 2019

Uma exposição na Junta, em Cascais!

              Não é hábito dos serviços de comunicação da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril divulgarem as iniciativas que a Junta leva a cabo. Ou, pelo menos, raramente essa informação me chega. É pena, porque, como se sabe, não basta fazer, é preciso também dizer que se faz. Não para efeitos eleitorais ou de propaganda mas sim de… publicidade, entendendo por esta palavra a arte de tornar público, de dar a conhecer.
            Foi o escultor Óscar Guimarães, quando presidente, que fez questão em criar a Galeria JC, aproveitando para o efeito o bom espaço do rés-do-chão da sede da Junta, então só de Cascais, mas também a então Junta do Estoril lhe seguiu o exemplo. Tem-se ideia que há para aí (e também para o Estoril) uma programação cuidada, sobretudo virada para artistas locais, quer naturais do concelho, quer oriundos doutros países e aqui residentes, mas de inaugurações, prazos e artistas só indo lá é que se sabe. É pena!
            «Um Olhar Brasileiro sobre a Baía de Cascais» é o título geral da exposição que na galeria está patente até ao dia 31 de Outubro.
            Três artistas brasileiros: Rogério Tunes, com pinceladas fortes, quase dramáticas, de que a Marina aqui reproduzida pode ser exemplo; Márcio Atherino, numa preferência pelas figuras estilizadas, em ar bonacheirão («Sorriam! Vocês estão em Cascais!» – é o título do quadro dele que se reproduz); Olívia de Oliveira, por seu turno, deixou-se inebriar pela paisagem, de que é testemunho a serenidade quente do seu pôr-do-sol – e fez bem, que o pôr-do-sol cascalense, em Setembro, é pleno de romantismo e beleza!...
            Portanto, Amigo, se lhe adregar passar pelo centro da vila, dê uma saltada à salinha da Junta de Freguesia e gostará de ver a exposição que lá está!

                                                                    José d’Encarnação
 
Marina, de Rogério Tunes
«Sorriam, vocês estão em Cascais!» - de Márcio Atherino
Pôr-do-sol - de Olívia de Oliveira
                                                                   

2 comentários:

  1. De facto a informação é imprescindível. Três imagens sugestivas, que apelam à visita. E depois, um passeio fica mais rico matizado pela arte.

    ResponderEliminar
  2. Há que fazer um ligeiro reparo . A galeria foi criada com o nome JF de Cascais e não JC.

    ResponderEliminar