sábado, 21 de janeiro de 2023

«Desligado do serviço»

            Um amigo meu solicitara a aposentação, por reunir as condições necessárias e suficientes para o efeito. Acaba de receber a resposta da Caixa Geral de Aposentações e da instituição de que é técnico superior: va
i estar «desligado do serviço» a partir de 1 de Fevereiro próximo.

            Assim: «desligado do serviço»!
            Neste tempo das informáticas, em que a corrente eléctrica é fundamental, a passagem à aposentação não poderia, portanto, equivaler a algo menos elucidativo: «desligado do serviço». Como uma ficha, um computador. Deixa de estar ligado à corrente e, das duas uma, ou deixa de funcionar e morre ou corre a ligar-se a outra tomada!...
            Aqui há tempos (eu creio já ter contado esta história várias vezes, tanto ela me chocou), precisámos de saber o contacto de um docente da Universidade do Porto, para uma comunicação de serviço. Acabara de se aposentar e a resposta foi:
            – Não temos os contactos. Esse professor já foi abatido.
            A um desligaram-no do serviço; a outro, abateram-no!
            Nada se faz por menos! Tanto um como outro estiveram quatro décadas a servir dedicadamente a instituição. Que interessa isso? Por sinal, também eram pessoas e não robôs. Que interessa? Desligam-se! Abatem-se!
            Portanto, vocês, meninos, que estão no poder, que ainda têm emprego e trabalho, acautelem-se! De um momento para o outro, vão ser abatidos ou desligam-vos da corrente. Com uma agravante, sabem? É que ambos estes meus amigos foi deles que partiu a iniciativa de se aposentarem antes dos 70 anos. A vocês – os que ora têm na mão o botão de desligar ou a metralhadora para o abate – é bem provável que nem vos seja dada a hipótese de escolher: de um dia para o outro, sem aviso prévio, a ficha cai ou a metralhadora dispara, fatal!

                                                                                   José d’Encarnação

Publicado em Duas Linhas, 21-01-2023: https://duaslinhas.pt/2023/01/desligado-do-servico/

           

9 comentários:

  1. De L. C., A 2023-01-21 11:00:
    Mais uma vez, um excelente texto para espelhar uma excelente reflexão...
    Eu também estou quase a ser abatido ou desligado, mas como sou do grupo dos mais velhos estou em processo de "morte lenta", pelo que quando for "desligado", penso que não sentirei muito mais do que uma alegria triste inerente à mudança de condição...
    Felizmente há colegas e amigos que mantêm o contacto e que nos vão chamando a atenção para as coisas divertidas de um vida ou de um modo de viver demasiado pragmático, material e cinzento...
    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. De R. A, a 21-01-2023, 12:19
    Mas as pessoas serem tratadas como robôs acontece em todos os setores e profissões. Há cerca de meio ano tive de fazer mais uma ecografia. Já fiz, posso afirmar, algumas dezenas e nunca me tinha acontecido algo semelhante. A médica atuou como um robô que estava a inspecionar uma máquina. A desumanização na medicina também é terrível. Depois de me ter acontecido este episódio tive uma conversa com a minha neta S. para lhe chamar a atenção de que os doentes são seres humanos e estão fragilizados.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, amigo.
    Temos de lutar contra a desumanização grassante.
    Abraço
    Francisco

    ResponderEliminar
  4. Enviada: 22 de janeiro de 2023 07:54
    Bom dia!
    Adorei o texto!
    É caso para dizer que tens excelente pontaria, sem teres abatido ninguém, e rápidos reflexos, que em coisas eléctricas podem evitar fatalidades. Mas é de humanos que trata o teu texto, não é?
    [E quando eles são nossos esteios...]
    Bom domingo.
    Raquel

    ResponderEliminar
  5. Enviada: 22 de janeiro de 2023 00:33
    Livraa!
    Quando eu me aposentei, há 3 anos, não me ocorre que expressão utilizaram, mas não me abateram nem desligaram - ou ter-me-ia lembrado.
    E assim. Esta gente precisava ouvir aquela história do velho que, carregado às costas do filho para o topo da montanha, cortou a sua manta ao meio e deu metade ao filho, para que também ele tivesse agasalho quando chegasse a sua vez...
    Beijinho sem saudades de poder e enojada com o poder que nos rege nesta terra
    Céu

    ResponderEliminar
  6. Enviada: 21 de janeiro de 2023 23:16
    Caríssimo colega
    Belo texto, como sempre.
    É que é isso mesmo. Desligam-nos dos gabinetes, mesmo que continuemos a orientar mestrandos ou doutorandos. Mas não se esquecem de nos pedir para rever artigos para as revistas, etc.
    Abraço
    António

    ResponderEliminar
  7. Enviada: 22 de janeiro de 2023 14:35
    «Desligado do serviço»; «Foi abatido».
    Que estupidez! Falta de rigor na linguagem!
    O teu comentário está perfeito. Nada tenho a acrescentar.
    Um grande abraço
    Azevedo

    ResponderEliminar
  8. Enviada: 22 de janeiro de 2023 18:03
    Caro Amigo
    Muito boa, muito boa mesmo, esta tua crónica.
    Que nunca te doam as mãos para escreveres outras mais.
    Beijinhos amigos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Enviada: 22 de janeiro de 2023 20:16
    Infelizmente é assim que nos tratam. O trabalho dedicado, que desenvolvemos ao longo das nossas carreiras, para estes burocratas nada representa.
    Um abraço
    Lucília

    ResponderEliminar