sexta-feira, 31 de maio de 2013

Discutiu-se a crise da Lusitânia romana

            Permita-se-me que volte, de certo modo, ao assunto, pois se me afigura de interesse para os mangualdenses (e não só…) aperceberem-se da real importância da mesa-redonda internacional que, a 10 e 11 de Maio, aqui se realizou.
            Na sequência de idênticas reuniões que – em França, Espanha e Portugal – têm ocorrido desde 1988, sempre com um tema determinado, esta VIII mesa-redonda não poderia vir mais a propósito, na actual conjuntura. Os investigadores presentes procuraram discernir causas e consequências do «final» da Lusitânia romana, ou seja, como é que, perante os novos desafios postos pelo contacto com outros povos e outras ideologias (designadamente a cristã), os Lusitanos souberam adaptar-se e adoptar as soluções adequadas.
            Poder-se-á sempre questionar a verdade da secular afirmação «História, mestra da vida». Certo é, porém, termos, no dia-a-dia, sobejas provas de que o desconhecimento da História não constitui bom presságio, mormente para os detentores de funções públicas.
            De sublinhar e de muito aplaudir, por conseguinte, o pronto apoio da Câmara Municipal e das entidades locais a uma iniciativa científica proposta por um centro de investigação universitário (o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto), em colaboração com uma associação de defesa do património local, a Associação Cultural Azurara da Beira.
            Desta sorte, para além dos muitos outros factores que lhe têm permitido evidenciar-se pela positiva no panorama nacional, Mangualde colocou-se agora, de pleno direito, no mapa das cidades onde a investigação histórica detém lugar de relevo. Aliás, tivemos ocasião de ver como se pretende concretizar a valorização dos vestígios arqueológicos da Quinta da Raposeira; e amiúde se dá a conhecer, quer nas redes sociais quer na imprensa, o património histórico-cultural do concelho.
            A cidade encontra-se exemplarmente no bom caminho e… recomenda-se!

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 617, 01-06-2013, p. 12.

1 comentário:

  1. Foi com enorme prazer que estive presente no primeiro dia e, fiquei com muita pena de o nao poder fazer no segundo!
    Parabens a todos os conferencistas, neles incluido o Senhor Professor!

    ResponderEliminar